banner-diretoria banner-diretoria
Home /Sobre a Embrapii / Diretoria e Conselhos

Diretoria e Conselhos

Alvaro Prata, diretor-presidente

Alvaro Toubes Prata

Diretor-presidente. Alvaro Toubes Prata é graduado em engenharia mecânica e em engenharia elétrica (1977) pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em engenharia mecânica (1980) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em engenharia mecânica (1985) pela Universidade de Minnesota (EUA). É professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (2000-2004) e reitor da UFSC (2008-2012). Também atuou como secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (2012-2014 e 2016-2018), secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (2018) e secretário executivo (2014-2015) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Suas áreas de pesquisa envolvem transferência de calor e mecânica dos fluídos. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã-Cruz (2010) e o Prêmio Anísio Teixeira (2011) por ocasião do 60º aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Marcelo Prim, diretor de Operações

Marcelo Prim

Diretor de Operações. Marcelo Prim é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica e Doutorado em Indústria 4.0 pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Tem experiência na área de Gestão de Inovação, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos e de Tecnologias, atuando em Empresas referência em Inovação, tais quais: Embraer e Natura.

Igor Nazareth, diretor de Inovação e Relações Institucionais

Igor Manhães Nazareth

Diretor de Inovação e Relações Institucionais. Igor Nazareth é formado em Relações Internacionais pela UnB, faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi presidente interino da Embrapii, de janeiro a julho de 2023. Atuou como Subsecretário de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia (2019 a junho de 2021) e como Coordenador, Diretor e Secretário substituto na Secretária de Inovação e Novos Negócios do MDIC (entre 2009 e 2018), nos quais foi responsável pela elaboração e supervisão das políticas públicas de inovação, empreendedorismo inovador (startups), Indústria 4.0 e propriedade intelectual.

Guilherme Calheiros, diretor de Planejamento e Gestão

Guilherme Coutinho Calheiros

Diretor de Planejamento e Gestão. Guila Calheiros é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia. Tem mais de 20 anos dedicados a gestão de projetos de inovação e leciona há cerca de 15 anos em cursos de graduação e pós-graduação. Antes da Embrapii, atuou como secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante 8 anos, atuou como Diretor de Inovação e Competitividade do Parque Tecnológico Porto Digital, assegurando o reconhecimento desse ambiente inovador como melhor parque tecnológico do país por 3 vezes. Também foi Superintendente Executivo da Anprotec, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Gerente de Relações Institucionais do C.E.S.A.R, Colíder da ENIMPACTO e vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades vinculado a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Como professor, lecionou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade da Indústria (IEL/SENAI), na FCAP/UPE, no CEDEPE, na Faculdade Marista e na Faculdade SENAC.

FOTO_João_Fernando_Gomes_de_Oliveira

João Fernando Gomes de Oliveira (Presidente)

Atualmente sócio-diretor da Scenario Automation, foi diretor-presidente do IPT, cofundador e presidente da Embrapii e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Professor Titular aposentado da USP, membro titular da ABC e Fellow Emeritus da CIRP. Orientou 30 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Autor de cerca de 250 trabalhos e 5 patentes, com 3 mil citações. Foi condecorado com a Comenda e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu os Prêmios FCW - Ciência e Cultura; Prêmio Anísio Teixeira da CAPES; Prêmio Personalidade da Tecnologia do Sindicato dos Engenheiros de SP e o SAP Americas Innovation Award. Possui graduação, doutorado e livre-docência pela USP e pós-doutorado na UC Berkeley.

ALFREDO MACEDO GOMES

Alfredo Macedo Gomes

Reitor da UFPE, é formado em Psicologia pela UFPE (1990), mestre em Sociologia pela UFPE (1993-1995) e doutor em Educação pela University of Bristol (1997-2000), com pós-doutorado na mesma instituição (2010-2011). Professor do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação da UFPE e pesquisador 1D do CNPq, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação desde 2001. É Reitor da UFPE (2019-2027) e diretor do Centro de Educação (2016-2019). Pesquisa políticas públicas de educação superior, orienta teses e coordena eventos científicos na área. É membro da ANPEd e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Foto Bruno Quick

Bruno Quick Lourenço de Lima

Bruno Quick é formado em engenharia civil e especialista em políticas públicas pela UNICAMP. É Diretor Técnico do Sebrae Nacional, atuou como dirigente no Movimento Associativista Empresarial, foi diretor técnico do Sebrae Minas e gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.

Elias Foto Oficial junho 2025

Elias Ramos de Souza

Diretor de Inovação na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Doutor em Biofísica, mestre em Física. Atuou como pesquisador livre no Center for Nonlinear Phenomena and Complex Systems da Universidade Livre de Bruxelas. Foi Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Diretor de Inovação da FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

FOTO MARCELA FLORES

Marcela Chami Gentil Flores

Marcela Flores é Diretora Presidente da ANPEI. Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, tem ampla experiência em inovação, gestão, políticas públicas, relações internacionais e propriedade intelectual. Atua como consultora pro bono de diversas entidades do ecossistema brasileiro e europeu, como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), o Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional e SEBRAE-SP, o Conselho de Administração do CGEE, do CNPq e do ENRICH GLOBAL. Recebeu o Prêmio FINEP de Inovação para NeoGrid, conquistando o Troféu Ouro em 2013 e Troféu Prata em 2012.

FOTO MARCELO BREGAGNOLI

Marcelo Bregagnoli

Doutor em Agronomia pela ESALQ/USP e licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, ingressou como docente na então Escola Agrotécnica de Muzambinho em 1996. Publicou 6 livros e diversos artigos nas áreas de ciências agrárias, educação e meio ambiente. Coordenou iniciativas como a Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação (2010–2014) e reitor do IFSULDEMINAS por dois mandatos (2014–2022). Atuou no CONIF, FORIPES, ANATER, FIEMG e INEP. Em 2023, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal na SETEC/MEC, onde atualmente é secretário.

FOTO HELENA BONCIANI NADER

Helena Bonciani Nader

Helena Nader é professora e cientista biomédica com extensa trajetória em biologia molecular e glicobiologia. Com doutorado pela Unifesp e pós-doutorado pela USC como bolsista Fogarty/NIH, foi pioneira na pesquisa com glicosaminoglicanos. É atualmente presidente da Academia Brasileira de Ciências, tendo também atuado como vice-presidente da instituição entre 2019 e 2022. Ao longo de sua carreira, destacou-se na defesa da ciência, educação e inovação no Brasil e na América Latina, exercendo liderança em diversas academias e redes científicas internacionais.

FOTO HORÁCIO LAFER PIVA

Horácio Lafer Piva

Horácio Piva é economista e empresário.

JEFFERSON GOMES

Jefferson de Oliveira Gomes

Diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI. Dr. Engenheiro Mecânico, formado e pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha. Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA. Exerceu os cargos de Diretor, Superintendente e Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN; Diretor Regional e Diretor de Inovação do SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina (DR-SC) e Diretor Presidente do IPT. Pesquisador principal FAPESP da Plataforma IAsmin, um dos seis Centros de Inovação em Inteligência Artificial do País, e Coordenador Técnico da Linha 4 do Programa Rota 2030.

FOTO JOSE LUIS PINHO LEITE GORDON

José Luis Pinho Leite Gordon

Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com várias publicações na área de indústria e inovação. Foi assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação. Foi Diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Secretário-Executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e Presidente da Embrapii. A partir de janeiro de 2023, assumiu como Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.

FOTO PEDRO PASSOS

Pedro Luiz Barreiros Passos

Cofundador da Natura&Co. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Dedica-se a diferentes entidades e organizações. Foi presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) de 2009 a 2015, mantendo-se ainda como conselheiro. Em 2013, tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos da Fundação Dom Cabral (FDC) desde 2010, do Instituto Semeia desde 2011, da Fapesp desde 2013 e AC Camargo desde 2018. É também membro da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação).

FOTO PEDRO WONGTSCHOWSKI

Pedro Wongtschowski

Engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP. Profissionalmente foi dirigente de empresas químicas e da área de energia, logística e infraestrutura. Atualmente é membro do Conselho de Administração de diversas empresas nas áreas de indústria química, tecnologia e saúde. É membro do Conselho Superior da FAPESP, preside o Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, e participa do Conselho de Administração do Instituto ITAUSA, da Embrapii e do IMPA. É membro do Conselho Consultivo da USP. É membro do Advisory Board do "Global Innovation Index" e do Board of Governors do Technion (Israel).

FOTO RAFAEL LUCCHESI

Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti

Economista com sólida atuação na indústria brasileira, Rafael Lucchesi é CEO da Tupy desde 2025, conduzindo a companhia em um novo ciclo de crescimento e reforçando seu papel como uma empresa brasileira de base tecnológica com presença global. Atuou por quase duas décadas na CNI, onde foi diretor de Desenvolvimento Industrial. Integra o Conselho da Embrapii desde sua fundação, presidiu o Conselho do BNDES e participa de fóruns estratégicos nacionais e internacionais, sendo uma referência em debates sobre política industrial, inovação e educação.

FOTO RUBENS DINIZ

Rubens Diniz Tavares

Graduado em Psicologia (Licenciatura) pela Universidad de La Habana - Cuba. Realizou especialização em Política e Relações Internacionais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Possui Mestrado em Ciências, Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Assessor Parlamentar com experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperação Sul-Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa, integração regional e geopolítica (2019-2022). Atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

FOTO UALLACE MOREIRA LIMA

Uallace Moreira Lima

Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, foi consultor do BID, pesquisador Visitante do Korea Institute for International Economic Policy (KIEP), e pesquisador convidado do Russian Institute for Strategic Studies (RISS), e Consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Foi Professor-Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA).Tem experiência na área de Economia Internacional, Economia Industrial e Inovação, com ênfase em estudos sobre indústria, inovação e catch-up tecnológico, inserção internacional e Desenvolvimento Econômico do Brasil e da Coreia do Sul. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC.

Francilene Procópio Garcia (Presidente)

FOTO RAFAEL GRILLI FELIZARDO

Rafael Grilli Felizardo

É um profissional com treze anos de experiência em planejamento estratégico, modelagem financeira e políticas de inovação. Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC, possui formação interdisciplinar, com mestrado em Sociologia e graduação em Ciências Sociais pela USP e Master in Finance pela Universidade de Lisboa. Sua trajetória abrange os setores financeiro, de energia e políticas públicas de CT&I. Atua no desenvolvimento de estratégias que impactem a competitividade da indústria brasileira, tendo ampla atuação em processos de planejamento, gestão estratégica, inovação e análise econômico-financeira.

FOTO SERGIO CRUZ

Sérgio Cruz

Servidor da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do MPO desde 2000, é atualmente Secretário-Executivo Adjunto do MCTI. Economista pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão (FGV) e formação pelo IBGC em Governança. Atuou na Caixa Econômica Federal (1989–2000) e ocupou cargos de direção e assessoramento em diversos órgãos da administração pública federal, como os Ministérios do Esporte, Desenvolvimento Regional e Casa Civil. Foi conselheiro fiscal da Infraero (2012–2019) e, atualmente, integra os conselhos fiscais do CGEE e da Embrapii.