Acordo com Rede Cornet permitirá que pequenas e médias empresas brasileiras façam parcerias com países referência na área de inovação

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Rede CORNET, que reúne agências de fomento à inovação de diversos países, oficializaram a parceria que permitirá que pequenos e médios empresários, incluindo startups, desenvolvam projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a indústria dos países membros participantes da rede.

O anúncio foi realizado nesta terça-feira (11) durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, com a presença do diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, e o representante do Departamento de Políticas e Inovação Tecnológica do Ministério da Economia da Alemanha (BMWi), Ole Janssen.

A chamada pública será aberta em 15 de junho e os interessados terão até 25 de setembro para montar consórcios com pelo menos três empresas e apresentar uma proposta que promova a inovação em todo o setor industrial ao qual pertencem. O projeto também deve envolver as associações de setores industriais. Empresas de grande porte podem também participar, desde que em consórcios com pequenas e médias empresas e startups.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

“Além de ampliar o conhecimento tecnológico em centros de pesquisa no exterior, a parceria permite e fomenta a entrada de empresas brasileiras no mercado internacional”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Os projetos financiados pela Cornet têm valor médio de R$ 600 mil. A Rede mantém parceria com 11 países parceiros pelo mundo. Além do Brasil, estão conectadas à Rede: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Polônia, Japão, Holanda, Suíça, República Checa e Peru.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas e instituições de pesquisa. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto. A Unidade EMBRAPII tem total autonomia para decidir sobre a viabilidade de desenvolvimento das propostas com empresas brasileiras. A EMBRAPII garante 1/3 de recursos não reembolsáveis.

Cornet
A CORNET – Collective Research Network é uma rede de ministérios e agências de fomento à inovação que combinam os modelos de financiamento existentes em seus países para aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PMEs). Desde sua criação, em 2005, a Cornet já financiou mais de 200 projetos de 3200 empresas totalizando o investimento de EU$ 130 milhões.

Modelo EMBRAPII
A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com os Ministérios de Saúde, Educação (MEC), Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e possui um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) inspirado em organizações internacionais.

Empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das 42 unidades credenciadas existentes no país. Caso o projeto seja aprovado, após avaliação técnica, os gastos para o desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do valor, a unidade disponibiliza mão de obra e equipamentos e a empresa financia o restante. Atualmente, já são mais de 700 projetos apoiados em um investimento que supera 1,2 bilhão.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube