Agenda prevê encontros com as principais instituições americanas de fomento ao desenvolvimento tecnológico para a indústria

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Embrapii (Empresa Brasileira de Apoio à Pesquisa e Inovação Industrial) estará nos Estados Unidos em uma missão técnica dedicada ao compartilhamento de experiências em políticas públicas com agências de fomento à inovação industrial americanas. A agenda inclui encontros com as equipes do National Institute of Standards and Technology (NIST) e do Manufacturing USA.

A missão é uma oportunidade para trocar experiências, conectar-se com importantes hubs globais de inovação e uma ação estratégica para a Embrapii avançar no debate relacionado à inovação aberta em tecnologias de fronteira no país.  A organização está implantando dois modelos de financiamento pouco usuais no país, inspirados em modelos do Manufacturing USA: o Basic Funding Alliance (BFA) e os Centros de Competência.

O BFA reúne empresas de diferentes portes em consórcios para desenvolver projetos que antecipem tendências tecnológicas para o mercado global. Já os Centros de Competência vão estruturar um ambiente de inovação aberta, com ênfase na participação de startups, bem como no estímulo à associação tecnológica, no modelo membership, em que as empresas pagam uma mensalidade para participar das atividades e receber benefícios. 

No primeiro dia da imersão, Marcela Mazzoni, gerente de Novos Programas e Parcerias Estratégicas, apresentou o modelo de cooperação internacional da EMBRAPII com os diversos países. Ela destaca que a troca de experiências é importante para as novas modelagens que a organização pretende criar e para aprimorar as que são oferecidas atualmente ao setor empresarial.

“Além disso, promovemos cooperações internacionais que permitem companhias de outros países desenvolverem projetos no Brasil, junto a empresas nacionais. Se tivermos instrumentos semelhantes aos existentes nos Estados Unidos e traduzi-los para a experiência brasileira, por exemplo, a Embrapii se tornará referência para empresas norte-americanas inovarem no Brasil”, completa.

Programação

A programação inclui compromissos em Washington, New York e Boston.  Os temas norteadores desta edição são manufatura avançada, inovação aberta, indústria 4.0, venture capital, estratégia em ciência, tecnologia e inovação, e empreendedorismo.

A imersão iniciou-se nesta segunda-feira (13), em Washington, no Council on Competitiveness, organização americana voltada para aumentar competitividade econômica dos Estados Unidos no mercado global.  Os participantes seguiram para National Institute of Standards and Technology (NIST), onde os empresários presentes puderam conhecer os modelos de atuação de fomento à inovação do Manufactoring USA, do National Institute for Innovation in Manufacturing Biopharmaceutica e da Embrapii.

Na terça-feira, a comitiva desembarca em Nova York para dois dias conhecendo o ecossistema de inovação da cidade. O dia começa com a visita ao Citi Commercial Bank e segue para o campus da Cornell Tech.  A passagem por NY também permitirá conhecer o Google Research Lab, o New Lab e o Biolabs@NYULangone.

A missão se encerra na cidade de Boston. Serão dois dias conhecendo o ecossistema da cidade entre eles o campus da Universidade de Harvard, a Advanced Functional Fabrics of America (AFFOA), um dos institutos da rede Manufacturing USA, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A missão é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com apoio da Embrapii.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube