Banner Embrapii 10 anos
Home / Quem somos / 10 anos Embrapii

10 ANOS DE EMBRAPII

Uma jornada repleta de superação, parcerias, transformação e conquistas que contribuíram para apoiar os avanços da indústria e a competitividade do Brasil.

Uma década dedicada à inovação para o futuro.

Roda ODS Indicator

Ecoinovação para o futuro da indústria

Conheça alguns dos projetos da Embrapii alinhados aos ODS da ONU

Biocontrole de pragas para o campo

Sistema para desenvolver defensivos biológicos com composições de microrganismos selecionados criteriosamente para controle de pragas das culturas da soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

Projeto em andamento, desenvolvido na Unidade Embrapii Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP) com a participação de 18 pesquisadores.

A Unidade Embrapii Esalq/USP é um centro de inovação especialista no desenvolvimento de soluções e produtos para o manejo de controle de pragas agrícolas.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Ítalo Delalíbera Jr
  • Contato: (19) 98124-2234

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Esalq/USP.

Próteses ortopédicas de ligas metálicas resistentes e mais acessíveis

Produção de prótese ortopédica, a partir de manufatura aditiva com liga metálica. Os materiais são feitos de nióbio e titânio a partir de pós metálicos não-esféricos, o que resulta em um custo de produção menor.

O projeto foi desenvolvido pela Unidade Embrapii IPT Materiais Avançados na área de Manufatura, com a participação de 11 pesquisadores.

A Unidade Embrapii IPT Materiais Avançados atua nas áreas de Materiais de Alto Desempenho e Desenvolvimento e Escalonamento de Processos Biotecnológicos. Localizada em São Paulo, sua infraestrutura é de ponta e conta com quatro laboratórios para desenvolver soluções de diversos setores.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Yuri Basile Tukoff Guimarães
  • Contato: (11) 3767-4000

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade IPT.

Notebraille

Caderno de notas digital que permite aos deficientes visuais a escrita. A tecnologia promove a inclusão e a educação ao ser utilizada nos processos de alfabetização dessas pessoas.

O projeto foi realizado pela Unidade Embrapii IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), localizada em Fortaleza (CE) , envolvendo a participação de 28 pesquisadores.

A Unidade Embrapii IFCE atua em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico de sistemas embarcados e mobilidade digital, com foco nas cadeias produtivas de toda a indústria.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Tarique Cavalcante
  • Contato: (85) 3455-3005

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade IFCE..

Sanesim

Tecnologia para ampliar e otimizar sistemas de reúso e tratamento de água nas empresas, com avaliação mais eficiente dos efluentes.

O projeto foi desenvolvido com tecnologia de Integração de Sistemas e teve a participação de 8 pesquisadores da Unidade Embrapii Senai Cimatec.

A Unidade Embrapii Senai Cimatec está localizada em Salvador (BA) e conta com um programa avançado de suporte tecnológico para promover a inovação da indústria, nas áreas de automação industrial, robótica, desenvolvimento de produtos e otimização de processos industriais.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Silmar Baptista Nunes
  • Contato: (71) 3534-8090

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Senai Cimatec.

Combustível verde para aviação

Processo para a produção de etanol e combustíveis com baixa pegada de carbono para aviação, a partir de hidrogênio verde e CO2.

O projeto está em andamento na Unidade Embrapii Coppe UFRJ e conta com a participação de 7 pesquisadores. Ao final, será entregue um protótipo capaz de realizar com eficiência o processo e a viabilidade a nível industrial.

A Unidade Embrapii Coppe é um dos maiores centros de engenharia na América Latina. Localizada no Rio de Janeiro, sua estrutura conta com 138 laboratórios e pesquisadores renomados que atuam com o foco para a inovação industrial nacional na área de petróleo e gás.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Denise Medina
  • Contato: (21) 3938-7164

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Coppe.

Sistema de localização indoor

Sistema de monitoramento e gerenciamento da movimentação de objetos e/ou pessoas em ambientes fechados. A solução diminui os custos de produção e pode ser aplicada em setores como automotivo, químico, mineração entre outros.

O projeto está em andamento e conta com a participação de 32 pesquisadores da Unidade Embrapii Inatel.

A Unidade Embrapii Inatel atua em projetos de inovação na área de Sistemas de Comunicação Digital e Radiofrequência. Localizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), dispõe de laboratório para desenvolver soluções de hardware, software embarcado e software com empresas.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Sandro Duarte Azevedo
  • Contato: (35) 3471-9248

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Inatel.

Voz inclusiva

Sistema de Inteligência Artificial de sintetização de voz com prosódia natural (próxima à voz humana) e mixagem de áudio em equipamentos de autoatendimento para promover pessoas com deficiência visual.

O projeto conta com Inteligência Artificial e está em andamento. Seu desenvolvimento tem a participação de 13 pesquisadores da Unidade Embrapii INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico).

A Unidade Embrapii INDT está localizada em Manaus (AM). Ela trabalha no desenvolvimento de hardware, software e sistemas de conectividade para os setores de telecomunicações, manufatura eletrônica, Ciência de Dados, usabilidade entre outros.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Cirlene Elias Oliveira
  • Contato: (92) 2126-1012

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Embrapii INDT.

Treinamento de Inteligência Artificial para veículo autônomo

Sistema inédito que treina IA em um ambiente virtual para ser utilizado em situações do mundo real, como a aproximação de pedestres a veículos em movimento.

O projeto foi desenvolvido com tecnologia de Inteligência Artificial e teve a participação de 11 pesquisadores da Unidade Embrapii CEIA-UFG.

A Unidade Embrapii CEIA-UFG é um centro de excelência em Inteligência Artificial, localizado em Goiânia. Ele possui uma infraestrutura moderna para P&D em IA, além de um laboratório de veículos elétricos e aproximadamente 420 pesquisadores.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Anderson da Silva Soares
  • Contato: (62) 3521-1505

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade CEIA-UFG.

Superchip de Sinal Digital

Chip de Processamento de Sinal Digital (DSP) de comunicações ópticas de alta potência e baixo consumo de energia para Data Center Interconnection (DCI), segmento que conecta dois ou mais data centers.

O projeto foi desenvolvido com tecnologia de Sistemas de Comunicação e teve a participação de 34 pesquisadores da Unidade Embrapii Eldorado.

A Unidade Embrapii Eldorado conta com um laboratório de encapsulamento avançado de Circuitos Integrados e ampla infraestrutura para desenvolver tecnologias nas áreas de Dispositivos de Computação Móvel e Dispositivos de Suporte à Conectividade e Network. A Unidade está localizada em Campinas (SP).

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Nelio Antonio Teodoro de Resende
  • Contato: (19) 3757-3000

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Eldorado.

Reciclagem de baterias de lítio

Metodologia que oferece uma alternativa de baixo carbono e menor consumo energético no processamento da unidade de carga dos veículos elétricos do mercado.

A metodologia, ao contrário das tecnologias no mercado, tem uma proposta de ser baixo carbono com menor consumo energético, podendo processar todos os tipos de baterias de íons de lítio de veículos elétricos existentes no mercado. O projeto está em andamento e conta com a participação de 28 pesquisadores da Unidade Embrapii Tecnogreen.

A Unidade Embrapii Tecnogreen desempenha um papel crucial no avanço da pesquisa e inovação no setor, com foco em química verde. Ela promove a progressão da pesquisa aplicada e pré-competitiva para aumentar o desenvolvimento tecnológico no cenário nacional.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Jorge Alberto Soares Tenório
  • Contato: (11) 2648-6144

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade Embrapii Tecnogreen.

Sistema não invasivo de controle de qualidade do eucalipto

Avaliação do eucalipto por meio de radiação infravermelha, reduzindo o uso de métodos destrutivos de análises. A iniciativa desenvolveu ainda produção de mudas em qualquer época do ano e com economia de espaço, por meio de clonagem.

O projeto é desenvolvido na área de Biotecnologia e está em andamento. A iniciativa e envolve 16 pesquisadores da Unidade Embrapii Instituto Senai de Inovação – ISI Biomassa.

A Unidade Embrapii ISI Biomassa, localizada em Três Lagoas (MS), conta com laboratórios de alta tecnologia, plantas piloto e pesquisadores de excelência para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores com matérias-primas de biomassa.

  • Coordenador da Unidade Embrapii: Layssa Okamura
  • Contato: (67) 3919-2000

Tem um desafio tecnológico nesta área?
Contate a Unidade ISI Biomassa.

Depoimentos

''
A Microbiotec tem contado com esse apoio da Embrapii precioso em vários aspectos. Não só a questão do financiamento, do compartilhamento de risco econômico, mas também do aporte intelectual das Unidades. Faz muita diferença contar com essa equipe multidisciplinar que nos apoia tanto na execução quanto no gerenciamento do projeto, o que traz muito conforto para a empresa.
Sergio Kuriyama
Diretor Executivo da Microbiotec
''
A Embrapii nos possibilitou atrair diferentes setores industriais interessados no desenvolvimento em conjunto e compartilhamento de riscos. Ganhamos visibilidade nacional e internacional, e possibilitou a ampliação da nossa atuação em projetos maiores.
Layssa Aline Okamura
Chefe de Pesquisa e Coordenadora da Unidade Embrapii ISI Biomassa
''
A Biopolix teve uma excelente experiência no desenvolvimento do seu projeto Embrapii. A contratação foi rápida, a desburocratização dos processos certamente é um diferencial muito importante para inovação quando já se tem um projeto alinhado com diversos parceiros. Este incentivo foi essencial para que nossos ‘Talheres Biodegradáveis’ se tornassem uma realidade.
Luisa Vendruscolo
Fundadora da Biopolix Materiais Tecnológicos
''
O apoio da Embrapii contribuiu para nosso crescimento em número de projetos, ao estabelecer novas parcerias com empresas de diferentes segmentos industriais. Com o fomento da instituição, as empresas são estimuladas a investir mais em novos projetos.
Antonio Augusto Fidalgo-Neto
Pesquisador-chefe da Unidade Embrapii ISI Química Verde
''
A Embrapii facilita todos os trâmites do processo para inovar, inclusive o de propriedade intelectual. A gente entende que, se tivessem mais facilitadores como a Embrapii, a inovação andaria em uma outra velocidade. Uma experiência muito positiva!
Roseli Mello
Líder global de P&D da Natura
''
Com o apoio da Embrapii, conseguimos alinhar mais os esforços de pesquisa com os desafios do setor industrial e garantimos o impacto positivo dos nossos projetos na economia brasileira. A colaboração é fundamental para impulsionar a inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
Jader Barbosa
Coordenador da Unidade Embrapii Polo/UFSC
''
Só tenho testemunho positivo sobre a parceria com a Embrapii. Nós conseguimos de forma muito ágil e flexível operar nosso financiamento, com grande parte de fundo não reembolsável e uma contrapartida do Brazbio.
Priscylla Moro
Gerente-geral da Brazbio
''
O credenciamento do Senai/SP Materiais Avançados proporciona uma grande exposição com comunidade industrial brasileira devido à credibilidade gerada no desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, aumentando o portfólio de soluções e a competência do time.
Gustavo Spina Gaudencio de Almeida
Coordenador de Tecnologia da Unidade Embrapii Senai/SP Materiais Avançados
''
Hoje não é possível dominar 100% das áreas de conhecimento para inovar. A Embrapii ajuda muito nesse sentido, pois garante acesso a centros de pesquisas e fomento para gerar novas soluções tanto para o mercado quanto para a sociedade em que atuamos.
Heloisa Ramirez
Gerente executiva da Suzano
''
Posso afirmar que o acesso rápido aos recursos e a existência de um mecanismo de monitoramento de execução e dos resultados do projeto sem burocracia são os grandes diferenciais para a Unidade Embrapii, o que é perceptível pelos clientes industriais como um todo.
Sérgio de Souza Abreu
Gerente Técnico do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico)
''
O apoio da Embrapii é de suma importância, pois o grande desafio das startups é o financiamento para transformar a ideia em realidade. Então, ele é crucial porque oferece tanto a infraestrutura como o investimento para realizar o projeto.
Diego Aires
CEO da Krilltech
''
Por ser uma Unidade Embrapii, o Senai Cimatec se destaca como uma instituição provedora de soluções tecnológicas para a indústria de diferentes áreas. Isso é possível por conta dos recursos direcionados da Embrapii para os projetos, da alta capacidade dos pesquisadores, infraestrutura de ponta e excelente gestão dos projetos de PD&I.
Bruna Machado
Pesquisadora da Unidade Embrapii Senai Cimatec
''
Nós consideramos o modelo da Embrapii muito vantajoso. Conseguimos acesso a tecnologia de ponta, pesquisadores com alto conhecimento e financiamento, que nos ajudam a produzir novas soluções para a nossa operação e para os consumidores.
Juliana Lemes
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Flora Cosméticos e Limpeza
''
O credenciamento com a Embrapii contribuiu para aprimorar o relacionamento da Inatel com a indústria de diversas formas: auxiliou na atração de novas empresas para realizarem projetos de PD&I, ajudou em parcerias com empresas de diferentes portes, e aumentou o escopo e complexidade dos projetos por conta do apoio financeiro na fase de risco da inovação.
Sandro Duarte Azevedo
Gerente Executivo de Negócios da Unidade Embrapii Inatel
''
Investir em inovação é muito caro, trabalhoso e complexo. Com apoio da Embrapii e das Unidades credenciadas, a Basf consegue inovar, especialmente na área de agropecuária, e explorar novas oportunidades e recursos para o processo de inovação.
Vinicius Bim
Especialista em Inovação da Divisão de Química dos Cuidados da Basf
''
Costumamos dizer que antes do credenciamento como Unidade Embrapii nos sentíamos os ‘campeões do bairro’ e que depois fomos apresentados ao nível ‘olímpico’ da Pesquisa e Inovação, o que vem com pacote completo: metas mais desafiadoras e a busca por resultados de maior impacto, só que com mais condições e ferramentas.
Anderson da Silva Soares
Coordenador científico e de prospecções da Unidade Embrapii CEIA/UFG
''
Com a Embrapii, o que a gente faria dentro de casa, conseguimos realizar com mais qualidade e excelência. É um modelo muito rico que compartilha os riscos e fornece acesso a centros de pesquisas espalhados pelo Brasil e especializados em diversas áreas.
Giovana Serenato
Líder de Inovação Socioambiental do Fundo Vale
''
O selo Embrapii é um importante diferencial para as empresas, dada a história de sucesso desta organização e sua tradicional proximidade com o setor empresarial. Além disso, os contatos repassados às unidades em eventos específicos também contribuem para aumentar a exposição da unidade.
Pedro Yoshito Noritomi
Coordenador da Unidade Embrapii de Tecnologias 3D - CTI
''
O credenciamento e gradual reconhecimento da Embrapii pelas indústrias ao longo dos anos trouxe aproximação e um incremento nos contatos entre a Unidade e empresas. Além da facilidade de prospecção, a parceria traz confiança e segurança do compromisso entre as partes.
Katlin B. Massirer
Coordenadora da Unidade Embrapii CQMED
''
O credenciamento e o modelo Embrapii contribuem para aproximar ainda a Unidade à indústria. Ao fomentar a prospecção de novos negócios, automaticamente a parceria com as empresas é ampliada, gerando valor ao negócio de PD&I, o que contribui para as cadeias produtivas nacionais, reverte em geração de impostos, formação de pessoal e ampliação do PIB brasileiro.
Louriel Vilarinho
Coordenador da Unidade Embrapii Femec-UFU
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2012

Projeto piloto

Início do projeto piloto da Embrapii com três grupos de pesquisa para testar e definir o modelo de atuação.

2013

Nasce a Embrapii

Nasce a Embrapii com a missão de contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira;

Prospecção de potenciais Unidades EMBRAPII a partir de mapeamento de competências técnicas de ICTs brasileiras;

Assinatura do Contrato de Gestão com MCTI e MEC, que destinaram recursos para as atividades da Embrapii.

2014

Em atividade

Início efetivo das atividades da Embrapii;

Incorpora os três grupos de pesquisa do projeto piloto como Unidade Embrapii;

Fechou o ano com 13 unidades credenciadas, 9 empresas atendidas, 9 projetos contratados e investimento de R$ 11 milhões no 1° ano de atividade.

2015

Institutos Federais

Cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia passam a integrar o ecossistema Embrapii;

O ano fecha com 17 Unidades Embrapii, 70 projetos, 56 empresas parceiras e R$ 131 milhões investidos.

2016

Crescimento

Segue a expansão da rede de institutos de pesquisa e a Embrapii chega a 26 unidades credenciadas;

O ano fecha com a contratação de 107 projetos de PD&I por 77 empresas, com um total de R$ 246 milhões investidos.

2017

Investimento

Atinge a marca de R$ 500 milhões investidos em projetos para inovação;

Firma primeiro contrato com o Sebrae no valor de R$ 20 milhões, para reduzir os custos dos projetos de startups e pequenos negócios;

Credencia mais Unidades Embrapii, chegando a 41 na rede. Entre as novas ICTs, quatro são Institutos Federais e cinco Institutos Senai de Inovação;

Um total de 188 empresas contrataram 212 projetos ao longo do ano, com um valor investido de R$ 469 milhões.

2018

Satélite

Supera R$ 1 bilhão de investimentos acumulado em inovação industrial;

Contratado o projeto do primeiro satélite privado 100% nacional, o VCUB, parceria entre Embraer e Telebras desenvolvido pelo ISI Sistemas embarcados;

Assume a coordenação do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI) IoT/Manufatura 4.0, para captar e executar recursos de investimentos obrigatórios de empresas beneficiárias da Lei de TICs;

Fecha o ano com 42 Unidades Embrapii e a contratação de R$ 547 milhões para a execução de 256 projetos de 243 empresas.

2019

Rota 2030

Passa a integrar a rede CORNET – CollectiveResearch Network, que reúne agências de fomento à inovação da União Europeia, Japão, Canadá e Peru;

Assina o segundo contrato com o Sebrae, de R$ 36,3 milhões – valor 80% maior que o anterior. No primeiro contrato, foram apoiados 124 projetos de 172 empresas;

Passa a coordenar o Programa de Mobilidade e Logística do Rota 2030, política do MDIC para o setor automotivo. Desde então, já captou R$ 190 milhões para projetos de inovação na cadeia;

Mantém as 42 Unidades credenciadas na rede. São contratados 215 projetos de 204 empresas, com um valor investido de R$ 412 milhões em inovação.

2020

Combate à Covid

Alcança a marca de 1.000 projetos de PD&I apoiados;

Direciona ações para o desenvolvimento de tecnologias para prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19, com maior percentual de apoio com recursos não reembolsáveis;

Entrada do Ministério da Saúde no Contrato de Gestão, com repasse inicial de R$ 35 milhões e foco no apoio ao desenvolvimento de tecnologias para saúde;

São retomados os credenciamentos de unidades, chegando a 61 ao final do ano, sendo uma emergencial para projetos de combate à Covid-19;

Passa a coordenar o PPI HardwareBR da Lei de TICs. Somando com o PPI IoT/Manufatura 4.0, a Embrapii já captou cerca de R$ 227 milhões para investimentos em inovação no setor;

Lança o modelo Lab2Mkt, com apoio completo para ajudar startups a desenvolverem a tecnologia e depois levarem o produto inovador ao mercado;

Fecha o ano com 249 projetos contratados de 228 empresas e R$ 275 milhões investidos.

2021

Mil empresas

Chega à marca de 1.000 empresas apoiadas e à soma de R$ 2 bilhões investidos em inovação;

Firma contratos de R$ 175 milhões com o BNDES para desenvolvimento em 7 áreas prioritárias, com destaque para saúde/Covid-19, tecnologias digital, bioeconomia e economia circular;

Credencia 11 novas Unidades Embrapii, chegando a 72;

Lança o modelo de apoio do Basic Funding Alliance, com foco em projetos estruturantes de maior volume e potencial inovador, reunindo consórcios de empresas, startups e Unidades Embrapii. Investimento de mais de R$ 100 milhões em 15 projetos em segmentos prioritários;

Assina o terceiro contrato com o Sebrae no valor de R$ 23,8 milhões. No segundo contrato, foram apoiados 242 projetos de 328 empresas;

Assina o segundo Contrato de Gestão para o período 2021-2030, com entrada do MDIC como quarto Ministério interveniente e previsão de captação de R$ 2,6 bilhões no período;

Fecha o ano com 378 empresas atendidas, 375 projetos contratados e com investimento de R$ 442 milhões.

2022

Jovens pesquisadores

Novas chamadas para entrada de Unidades Embrapii, incluindo três na região Norte focadas em inovação sustentável, chegando a 96 credenciadas;

Inicia o programa de Capacitação 4.0 para preparar jovens pesquisadores para atuarem no mercado da inovação;

Fecha o ano com recorde de 442 projetos e 431 empresas, atingindo a marca de R$ 591 milhões contratados.

2023

10 anos de atividade

Completa 10 anos de atuação;

Solidifica a parceria e assina o quarto contrato com o Sebrae, no valor de R$ 116 milhões;

Credencia sete Centros de Competência para fortalecer a estrutura de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias de fronteira, em um modelo aberto de associação tecnológica com empresas e outros institutos de pesquisa de referência mundial;

Atinge a marca acumulada de R$ 3 bilhões investidos em inovação industrial, sendo R$ 1 bilhão aportado pela Embrapii e o restante pelas empresas e ICTs parceiras, com 1,5 empresas apoiadas e 2 mil projetos contratados.