Acordo de Cooperação incentiva pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em equipamentos médicos, odontológicos, laboratoriais e hospitalares

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) assinaram, no dia 6 de maio, um novo Acordo de Cooperação para incentivar o desenvolvimento de inovações na industrial nacional. A assinatura ocorreu durante a Medical Fair Brasil 2022, e contou com as presenças de Paulo Henrique Fraccaro, Superintendente ABIMO, e de Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações EMBRAPII, além de Silmara Formenti, Gerente de Produtos da Lifemed, empresa associada ABIMO e parceira EMBRAPII.

A aliança entre as instituições conecta a indústria ao ecossistema de inovação da EMBRAPII, que conta com 76 centros de pesquisa de excelência com competência e infraestrutura de ponto para atender a demanda de inovação das empresas nacionais.  Segundo Carlos Eduardo Pereira, a parceria vai estimular atividades de pesquisa e inovação para transformação da cadeia de saúde: “A EMBRAPII já investiu cerca de R$ 200 milhões em projetos voltados para a indústria da saúde. Porém, mais que investimentos financeiros, a ideia dessa parceria é oferecer uma verdadeira rede de apoio à inovação às empresas do setor. O acordo vai estreitar as relações dessas empresas com as Unidades EMBRAPII, que contam com infraestrutura de ponta e equipes de pesquisa capacitadas para atender demandas de mercado”, salientou.

Fraccaro reforçou, ainda, o potencial da parceria para o setor da saúde: “em um prazo muito curto, conseguimos entender como a EMBRAPII pode encurtar caminhos para empresas do setor. Hoje, fico feliz sabendo que os projetos da área da saúde representam mais de 10% das inovações da EMBRAPII. A assinatura desse contrato é uma comemoração, uma certeza da continuidade. Nossos agradecimentos por acreditarem na parceria com a ABIMO e pela importância que a EMBRAPII dá a Inovação na área da saúde. A saúde não pode deixar para amanhã qualquer inovação que possa trazer benefícios à população”.

Saúde na EMBRAPII

Atualmente, as soluções tecnológicas que envolvem o desenvolvimento o setor de na área de Saúde respondem por 13% do Portifólio de projetos desenvolvidos pelas Unidades EMBRAPII. São mais de 200 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento: nanotecnologia, biotecnologia, softwares, devices, automação de processos produtivos, manufatura aditiva, entre outros.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 1500 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Sobre ABIMO

A ABIMO é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável do setor médico-hospitalar, odontológico, laboratorial, biotecnológico, de reabilitação e tecnologia assistiva no mercado nacional e internacional. Desde sua fundação em 1962, a ABIMO mantém o foco de trabalhar em prol da indústria nacional e garantir a qualidade e a segurança dos dispositivos médicos produzidos no país. Nestes anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva, através de conselhos e grupos de trabalho, que respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do segmento. Já são mais de 50 anos de histórias. E para os próximos 50 anos, o compromisso da ABIMO é continuar trabalhando para promover cada vez mais a integração do setor de dispositivos médicos com os objetivos da saúde pública.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube