A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Apex Brasil estão em Israel, até o dia 25 de março, para debater fomento e oportunidades de negócios para a indústria dos dois países. Em pauta, prospectar e divulgar, no Ecossistema de Inovação de Israel, a terceira Chamada EMBRAPII – Israel a ser lançada via parceria com Techmakers da Apex Brasil.

A Chamada ocorre dentro do âmbito do acordo de cooperação entre EMBRAPII e a Autoridade de Inovação de Israel (IIA). A expectativa é ampliar a competitividade da indústria nacional, permitindo que empresas brasileiras tenham acesso à novas tecnologias e contato com um dos principais centros globais de empresas inovadoras, além de incentivar o ingresso no mercado internacional.

Israel é o país com maior concentração de empregados em P&D – 140 a cada 10 mil habitantes – e também o com a maior concentração de empregados em alta tecnologia – 1 a cada 10 trabalhadores atua com tecnologia de ponta. Por outro lado, as empresas de Israel podem encontrar por meio da conexão com a EMBRAPII centros de conhecimentos e Unidades EMBRAPII, que são forte referência no desenvolvimento tecnológico. Além do contato com empresas brasileiras parceiras para desenvolvimento de projetos de PD&I, é uma oportunidade para ingressar em um dos principais mercados consumidores do mundo.

Durante a missão serão visitados os seguintes centros de tecnologia/inovação e instituições governamentais: Pearl Cohen, GKH, JVP, Pitango Ventures, Chamber of Commerce, Israel Export Institute, ITTN – Israel Tech Transfer Network, Growing IL, Health IL e Ignite Tech Spark

Israel inspira modelo de fomento para startups da EMBRAPII

Israel responde pelo maior índice per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. O programa Lab2Mkt da EMBRAPII voltado para desenvolvimento de tecnologias de staturps é uma iniciativa com inspiração no modelo israelense. Trata-se de um programa de apoio em três etapas com co-investimento da EMBRAPII, sendo a última inspirada pelo modelo israelense (R&D Fund e Early Stage Fund).

O ciclo inicial foca na etapa pré-competitiva, ajudando a mitigar os riscos de desenvolvimento tecnológico.  A segunda etapa avança para um fomento de natureza pré-comercial, de aspecto mercadológico. Caso o novo produto ou serviço chegue à maturidade esperada, a nova solução poderá receber ainda um terceiro ciclo de apoio da EMBRAPII visando a efetiva inserção e ganho de escala no mercado.

Nos dois primeiros ciclos a EMBRAPII aporta até 50% do valor total dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a serem realizados com as Unidades EMBRAPII. No último ciclo a EMBRAPII dobra o valor (até R$200 mil) que a startup conseguir captar de investidores-anjo, fundos, etc.

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