Solução oferece monitoramento remoto e permite gestão mais eficiente, com  melhor atendimento aos pacientes em home care e hospitais

Uma tecnologia incrementa o mercado de saúde 4.0 usando Internet das Coisas (IoT) para monitoramento do uso de oxigênio hospitalar. A startup pernambucana Salvus recebeu apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e da Unidade EMBRAPII CESAR, especializada em IoT, para desenvolver um equipamento que supervisiona em tempo real o consumo e o estoque de oxigênio medicinal, possibilitando administração precisa do gás para o paciente e melhor observação do seu estado geral, além de controle racional do reabastecimento do produto, redução de custos, liberação de mais tempo dos profissionais e até melhor auditoria de contas da instituição de saúde.

Doença pulmonar está entre as principais causa de óbitos no mundo

​​         Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – em que a ventilação do paciente, por exemplo, é indispensável – é a quarta causa de óbitos no mundo. Em 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 110 mil internações emergenciais no Brasil, casos em que o uso de oxigênio é necessário.

O ATAS O2 é um fluxômetro digital IoT que, acoplado aos pontos de consumo de oxigênio nos leitos do hospital, é capaz de monitorar o consumo e cruzar os  dados com o prontuário do paciente da instituição de saúde. De acordo com Maristone Gomes, CEO da Salvus, a solução realiza a vigilância clínica dos pacientes de maneira mais precisa, garantindo que o oxigênio de que necessitam seja devidamente entregue. O equipamento também permite aos hospitais e clínicas monitorarem a quantidade usada e rastrear de maneira mais eficaz os gastos com a matéria-prima.

Em alguns estudos, a startup demonstrou os benefícios da solução para o reabastecimento de cilindros de oxigênio no home care. Gomes afirma que, com o processo automatizado proposto pela solução, os profissionais da área ficam mais disponíveis para cuidarem de outros aspectos da saúde dos pacientes, aumentando a segurança do paciente com uma maior rastreabilidade do tratamento, além de impactar positivamente no processo de faturamento do hospital, evitando erros e reduzindo muito o tempo no processo de auditoria de contas.

O CESAR apoiou a startup com a expertise no processo de inovação tecnológica em diferentes fases do projeto, passando por engenharia eletrônica e desenvolvimento de software. A parceria começou nas fases iniciais do desenvolvimento, chegando até a validação da solução. O ATAS O2 foi homologado no início de 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já está disponível no mercado. Também neste ano, a Salvus foi a única empresa brasileira selecionada pela organização Mitacs (programa de fomento à inovação do Governo Canadense) e, assim, encontra-se em processo de validação e certificação do ATAS no Canadá. A solução também recebeu financiamento do Sebrae e do BNDES Piloto IoT. Além da infraestrutura e apoio técnico da Unidade EMBRAPII CESAR, contou ainda com a parceria de mais uma empresa, a WND/Sigfox, que apoiou o projeto com a conectividade necessária para o monitoramento.

O CEO Maristone avalia muito positivamente o apoio da EMBRAPII. “O modelo da EMBRAPII pode ser decisivo para o amadurecimento da inovação e industrialização do país e certamente deve ser expandido”, finaliza.

Sobre a EMBRAPII

A realização desse projeto é resultado do contrato de gestão celebrado entre a EMBRAPII e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e o Ministério da Economia – ME. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 77 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que acompanha todo o ciclo de desenvolvimento do produto até sua chegada ao mercado. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube