Fibrocimento captura CO2 da atmosfera, diminuindo os gases do efeito estufa

As empresas INFIBRA (Leme, SP) e IMBRALIT (Criciúma, SC) se associaram à unidade EMBRAPII CICS POLI USP para, com apoio da FAPESP, desenvolver um processo industrial de captura acelerada de CO2 (dióxido de carbono) durante a cura das telhas de fibrocimento sem amianto.  O processo combina significativos ganhos de desempenho com a mitigação da mudança climática.  

A tecnologia desenvolvida permite que 1 m² de telhado capture entre 1,0 kg e 1,5 kg de CO2, o que significa entre 50% e 80% do CO2 liberado pela decomposição do calcário na produção do cimento. Além dos benefícios ambientais, que poderão gerar créditos de carbono, a carbonatação introduz ganhos de desempenho substanciais, como a melhoria do desempenho mecânico e da estabilidade dimensional do produto. 

A captura de CO2 é parte do pacote de ferramentas previsto pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) para o enfrentamento das mudanças climáticas. O processo proposto tem a vantagem de capturar o CO2 em um sólido estável gerando um produto de maior valor agregado. A tecnologia tem grande potencial de uso em regiões onde existam operações industriais que geram CO2, como as usinas sucroalcooleiras, termoelétricas, fabricação de cimento e aço. 

Sobre a EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma Organização Social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Em sete anos de operação, já apoiou mais de 1 mil projetos, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e Unidades EMBRAPII em todas as regiões do país. Tais projetos somam investimentos de R$ 1,7 bilhão e mais de 300 pedidos de Propriedade Intelectual.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube