Estudo vai selecionar micro-organismos que melhor se adaptam à agricultura

Para desenvolver produtos microbiológicos aplicáveis à agricultura e demandados pelo mercado, a startup Produlife Biotecnologia ganhou apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).  O projeto, que está em curso na Unidade EMBRAPII da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), consiste em selecionar micro-organismos naturais, desenvolvê-los em culturas de laboratório e classificar sua aptidão para serem utilizados em produtos formulados para uso dos agricultores, como biodefensivos para proteger o cultivo.

Um dos importantes diferenciais do material microbiológico no mercado agro é a possibilidade de ser aplicado em todas as culturas agrícolas. Os produtos químicos, por conta dos resíduos tóxicos, têm seu uso restrito a lavouras específicas, conforme determinado por lei.

O engenheiro agrônomo Wagner Pádua, diretor da Produlife Biotecnologia, explica que uma das vantagens da parceria é abranger toda a cadeia – desde a produção, passando pelo desenvolvimento de equipamentos, até a emissão do registro que permitirá sua futura comercialização.

Conheça o projeto

O projeto apoiado pela EMBRAPII, iniciado em setembro de 2021, tem previsão de durar três anos. Os pesquisadores selecionam os microrganismos naturais que melhor se adaptam aos objetivos da pesquisa. Quando encontrados, são isolados em laboratório para análise do seu potencial agrícola. O estudo também prevê o desenvolvimento de um biorreator – um equipamento que, quando validado, possibilita a fabricação do produto em escala industrial.

Outra importante vantagem do projeto é que, da forma como estão sendo desenvolvidos, os biodefensivos são mais sustentáveis na pegada de carbono, pois, com a fermentação dos microrganismos realizada de maneira fechada em laboratório, não há emissão de gás de efeito estufa.

De acordo com Wagner, a tecnologia aliada ao conhecimento científico pode ajudar a minimizar os efeitos do uso de defensivos sem tanto impacto na saúde humana e ambiental. “Isso faz com que a agricultura se movimente para aumentar a produtividade, mas com sustentabilidade”, conclui.

Parceria valorosa para inovação na agricultura

Ao analisar o ecossistema de cooperação proporcionado pela pesquisa no modelo EMBRAPII, Wagner acredita que o maior valor do processo é perceber que qualquer empresa pode começar a propor inovações. Segundo ele, instituições públicas de ciência e tecnologia possuem um armazenamento considerável de informações e conhecimentos, que podem ser estudados e desenvolvidos até se transformarem em inovação, para aplicação quase imediata na vida prática.

Pádua também considera importante o estímulo à pesquisa e o desafio técnico surgidos a partir de necessidades do consumidor final. “Levei para a instituição científica uma demanda real do mercado. Não é algo genérico em relação à aplicação prática. Já conhecemos as culturas utilizadas, o tamanho do mercado e, com isso, seremos capazes de projetar a biofábrica para atender esta demanda”, afirma.


Sobre a EMBRAPII

  A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar, recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 76 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que acompanha todo o ciclo de desenvolvimento do produto até sua chegada ao mercado. Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

A realização desse projeto é resultado do contrato de gestão celebrado entre a EMBRAPII e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e o Ministério da Economia – ME. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube