Evento do MCTI reúne as principais iniciativas de popularização da ciência com mais de 1000 municípios participantes

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um dos maiores eventos da América Latina neste segmento, está sendo realizado desde sexta-feira (3), em Brasília, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A iniciativa, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz em sua 18ª edição o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”.

No estande da EMBRAPII, os visitantes poderão conhecer algumas inovações desenvolvidas em parceria com a instituição, na área de saúde. O objetivo é dar visibilidade aos projetos de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Durante o discurso de abertura do evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou a importância da feira para o incentivo de novos talentos. “A ciência é transversal. As equipes do Ministério e das organizações vinculadas têm trabalhado para popularizar a ciência e despertar o interesse nos jovens brasileiros”, contou.

Representantes das Unidades EMBRAPII: Senai CIMATEC, Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto Senai de Inovação (ISI) Química Verde estão presentes no estande apresentando alguns dos projetos desenvolvidos, assim como representantes das empresas envolvidas.

Uma das atrações do evento foi a apresentação do modelo da EMBRAPII. O coordenador de Planejamento e Gestão da instituição, José Menezes, abordou todos os benefícios do modelo desburocratizado de fomento que aproxima a pesquisa do setor empresarial.

Inovações no estande EMBRAPII

Senai Cimatec

Respirador pulmonar da Nasa: Ventilador Pulmonar VITAL para recuperação de pacientes acometidos pela Covid 19, uma parceria com a empresa Russer.

Filtro Salvar: Filtro anticovid para ar-condicionado desenvolvido em parceria com a startup Salvar para evitar a disseminação de vírus, inclusive, o da Covid-19. Sistema já  em utilização, inclusive, em linhas de ônibus em Salvador, Bahia.

Protótipo HandyMet: Aparelho portátil capaz de integrar e comunicar parâmetros de medição e monitoramento de metabolismo. A solução da empresa MDI é capaz de atender aos parâmetros de medição de gases inspirados/expirados.

INT

Válvulas para ventiladores pulmonares: O projeto com a empresaCPMH traz válvulas especiais para ventiladores pulmonares mecânicos, levando em consideração principalmente a composição química desses materiais.

ISI Química Verde

Covid-19 no esgoto: Desenvolvimento de método para determinação de material genético de Covid-19 em amostras de efluentes. O objetivo é avaliar o potencial de difusão do vírus pelo sistema de esgoto em centros urbanos. 

Sobre a EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma Organização Social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Em sete anos de operação, já apoiou 1.400 projetos, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e Unidades EMBRAPII em todas as regiões do país. Tais projetos somam investimentos de R$ 1,9 bilhão beneficiando quase mil empresas.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube