Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 17 setembro, 2025
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) levará ao Deep Tech Summit 2025 – um dos principais eventos de inovação do país – o modelo inédito dos seus Centros de Competência. A rede conecta ciência de ponta ao mercado e já começa a gerar resultados concretos em apenas um ano e meio de operação.
Além disso, durante todo o evento, que ocorre em São Paulo, a Embrapii terá um estande exclusivo, que reunirá ações e projetos da rede de inovação. O espaço apresentará demonstradores tecnológicos desenvolvidos a partir de pesquisas de ponta, como óculos de realidade virtual aplicados a estudos com sensoriamento olfativo, kit didático sobre tecnologias quânticas, servidor e rádio de pequeno porte para telecomunicações, entre outros.
Masterclass: da ciência ao mercado
No dia 30 de setembro, das 10h30 às 11h30, a Embrapii promove a masterclass “Da ciência ao mercado: como conectar sua deep tech à fronteira do conhecimento”, no palco Deep Tech Boosting. A apresentação, conduzida por Luan Saldanha, coordenador da Rede de Centros de Competência Embrapii, mostrará como esses Centros atuam em áreas estratégicas para o futuro da indústria e do país. Os Centros de Competência Embrapii atuam nas áreas de hardware inteligente para a indústria, terapias avançadas, agricultura digital, tecnologias quânticas, smart grid e eletromobilidade, 5G e 6G, Open RAN, segurança cibernética e tecnologias imersivas.
O público terá acesso a informações práticas sobre como empresas e startups podem se inserir nesse ecossistema, aproveitando projetos de inovação aberta; formação em áreas de fronteira do conhecimento; infraestrutura de última geração; pesquisadores de renome nacional e internacional; além de casos de sucesso já concretizados pelos Centros em pouco mais de 18 meses de operação.
Conexão para o futuro
Com a rede de Centros de Competência, a Embrapii fortalece a base científica nacional, promove a cooperação entre startups, empresas e pesquisadores e cria oportunidades para que as deep techs brasileiras se consolidem em ecossistemas de inovação de classe mundial. Seis dos nove Centros de Competência apresentarão uma solução em desenvolvimento para o público do Deep Tech Summit:
Centro de Competência Embrapii Senai ISI Sensoriamento em Agricultura Digital – CEDRA
Solução: (Bio) Sensor
Esse tipo especial de sensor usa componentes biológicos, como enzimas, proteínas, anticorpos ou DNA para reconhecer substâncias específicas para detectar,por exemplo, doenças em plantas ou microrganismos no solo.
Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile
Solução: Versão reduzida de rádio de TVWS
Será apresentada uma versão reduzida da tecnologia do rádio de TVWS, que utiliza canais de TV ociosos para transmissão de dados para regiões remotas e rurais. A versão pocket tem os mesmos conceitos do rádio original. Ela consegue demonstrar como a conexão pode ser gerada por meio dos canais de TV, principalmente no que se diz respeito ao acesso e velocidade.
Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN – EXCCON
Solução: Demonstrador de Open RAN
Será demonstrado um ambiente Open RAN fim-a-fim, com a solução completa sendo executada em um servidor disponível no mercado, somado a uma unidade de rádio (Radio Unit, ou RU) Open RAN indoor. Esse conjunto permite levantar uma rede 5G stand alone com capacidade de tráfego superior a 1Gbps e capacidade de conexão de múltiplos terminais – tanto smartphones como dispositivos IoT -, habilitando conectividade massiva e abrindo possibilidade de otimização da rede com o controlador inteligente da RAN.
Centro de Competência Lactec em Smart Grid e Eletromobilidade – FUTURE GRID
Solução: Energy Harvesting
A ideia da pesquisa é desenvolver novas tecnologias que sejam capazes de aproveitar a energia que já existe no ambiente ao nosso redor como calor, vibrações ou até ondas eletromagnéticas e transformá-la em eletricidade. Essa energia elétrica precisa ser coletada de forma eficiente e armazenada em dispositivos que consigam ter grande vida útil, sem perder qualidade e sem necessidade de manutenção. Assim, será possível criar equipamentos que funcionem sozinhos, sem precisar de tomadas, baterias convencionais ou recargas frequentes. Esses equipamentos terão uma vida útil muito longa e poderão ser usados em diversas situações, como sensores em lugares de difícil acesso, dispositivos médicos ou sistemas de monitoramento, que continuarão ativos e confiáveis por anos sem manutenção.
Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas a Mundos Virtuais – AKCIT
Solução: Experiência Imersiva com Óculos de VR – Meta Quest
O demonstrador tecnológico com os óculos de realidade virtual Meta Quest mostrará como experiências imersivas estão transformando a forma de aprender, treinar, projetar e inovar. A demonstração permitirá que os visitantes explorem, em primeira pessoa, as possibilidades da realidade virtual aplicada à indústria, educação e pesquisa de ponta.
Centro de Competência Embrapii CIMATEC em Tecnologias Quânticas – QuIIN
Solução: Demonstrador QuIIN
A ferramenta de realidade virtual tem o objetivo de facilitar o aprendizado do experimento do protocolo BB84 de distribuição quântica de chaves (criptografia quântica). O protocolo BB84 é um dos pilares da criptografia quântica e permite que duas partes compartilhem uma chave secreta de forma segura. No primeiro protótipo, foi desenvolvida uma bancada virtual para explorar o protocolo BB84, permitindo simular a distribuição quântica de chaves de forma interativa e didática.
Serviço
Deep Tech Summit 2025
29 e 30 de setembro
Complexo Inova Usp – São Paulo (SP)
Ingressos à venda
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii e Abimaq realizam encontro de líderes de inovação em Manaus
Mais de 20 líderes de indústrias de todo o país se reuniram em Manaus para a imersão Abimaq Embrapii Experience...
Continuar lendoParceria internacional fortalece Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas
Embrapii promove inovação nos setores automotivo e de logística com tecnologia de ponta em análise de dados
Embrapii participa do Festival Curicaca em Brasília
Centros de Competência Embrapii: desenvolvendo tecnologias para a indústria do futuro