Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 3 junho, 2025
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Prata, participou nesta segunda-feira (2), em Brasília, de reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados da atuação da Embrapii e detalhar proposta de expansão das atividades para os próximos anos.
No encontro, a Embrapii apresentou proposta que prevê investimentos para o período de 2025 a 2027 com o objetivo de ampliar a oferta de soluções tecnológicas de alto impacto para a indústria brasileira
“A Embrapii tem a missão de levar inovação para indústria e, pela maneira como faz isso, tem causado uma revolução silenciosa que transborda essa missão”, afirmou Prata.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou os resultados apresentados. “A Embrapii apresenta números robustos e consistentes que nos levam, cada vez mais, a afirmação de que é um instrumento que está dando certo, e tem esse desafio de fazer com que a produção científica se realize”, disse a ministra Luciana Santos.
Entre as ações previstas estão o financiamento de projetos de PD&I no modelo tradicional da Embrapii. Parte desse investimento será destinada a iniciativas em Inteligência Artificial, com recursos específicos no âmbito da Plataforma Brasileira de Inteligência Artificial (PBIA).
A estratégia inclui ainda a execução de projetos de alto impacto, voltados para desafios tecnológicos complexos. O plano de expansão contempla também o credenciamento de novos Centros de Competência Embrapii, que têm como missão desenvolver capacidades de fronteira tecnológica em áreas emergentes e de alta demanda da indústria, e a ampliação da rede de Unidades Embrapii, com a expectativa de credenciar novas unidades nos próximos anos.
O encontro reforçou o alinhamento entre Embrapii e MCTI na construção de políticas públicas de incentivo à inovação, fundamentais para consolidar a nova indústria brasileira baseada em ciência, tecnologia e inovação.
Durante a reunião, Prata destacou o impacto do modelo Embrapii no fortalecimento da inovação no setor industrial brasileiro. Desde 2014, a instituição já apoiou mais de 3.200 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com investimento total superior a R$ 6,2 bilhões — dos quais 49,8 % foram aportados diretamente pelas empresas e 34,1% pela própria Embrapii, com participação expressiva de micro e pequenas empresas, que respondem por 63% das empresas apoiadas. Outros 16,1% dos recursos são provenientes da contrapartida econômica oferecido pela rede de Unidades Embrapii.
Atualmente, a Embrapii conta com 92 unidades credenciadas distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal, abrangendo diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico nacional. A rede também inclui nove Centros de Competência em operação, que atuam na fronteira da ciência e da tecnologia em temas como Open RAN, 5G/6G, tecnologias quânticas, tecnologias imersivas, segurança cibernética, eletromobilidade, agricultura digital, hardware inteligente e terapias avançadas.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social qualificada pelo Governo Federal que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para atender às demandas de inovação da indústria brasileira. Por meio de recursos não reembolsáveis, apoia projetos de PD&I desenvolvidos em parceria com empresas, reduzindo riscos e custos e acelerando a chegada de novas soluções tecnológicas ao mercado. Atualmente, a rede Embrapii conta com 92 ICTs credenciadas em diversas áreas do conhecimento.
Canais de Comunicação da Embrapii passam por adaptações temporárias durante o período de defeso eleitoral
A partir deste sábado (4), a comunicação institucional da Embrapii será ajustada para atender às regras previstas na legislação. As medidas permanecem...
Continuar lendoNovo Centro de Competência vai transformar biodiversidade em Insumos Farmacêuticos Ativos
Projeto Embrapii usa drones para controle biológico e redução de inseticidas na cana
Inatel inaugura Hub Fígital e amplia acesso de startups à inovação em todo o Brasil
Transição energética: Embrapii seleciona UFPR como Centro de Competência em Hidrogênio de baixa emissão de carbono