Produto é feito com 53% de matéria-prima reaproveitável

A EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial apresenta, até esta quinta-feira (10), no 9o Congresso Brasileiro de Inovação Industrial, um dos tênis mais eco-friendly do mundo. Depois de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, com apoio da EMBRAPII,  a empresa Veja Fair Trade, marca de calçados franco-brasileira, lançou o tênis Condor 2 e contou com a participação dos pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros de São Leopoldo (RS). Imediatamente, tornou-se reconhecido por ser o tênis mais eco-friendly do planeta, com 53% do calçado produzido com materiais recicláveis.  Para se ter uma ideia, uma das marcas líderes no mundo produz calçados com apenas 25% de materiais reciclados. 

Com design parisiense, clean e urbano, e materiais 100% brasileiros, os sneakers Condor 2 têm menos camadas superiores, o que resulta em menor emissão de CO2. Mas um dos principais diferenciais está em seu interior, mais precisamente na palmilha, desenvolvida com composições elastoméricas que têm o látex de borracha natural (oriunda de fonte renovável nativa da Amazônia) como matéria-prima base, com propriedades adequadas para calçado esportivo para corrida não profissional. 

E mais: o Condor 2 tem uma entressola feita com 57% de cana-de-açúcar e 5% de óleo de banana, por isso tem uma textura mais suave e plana, resultando em um solado mais leve e uma corrida mais fácil.

Mas os ganhos ultrapassam a questão do desempenho, beleza e leveza do calçado, além do processo sustentável, visto que toda a cadeia produtiva lucra com a forte contribuição social para a subsistência de famílias de seringueiros do Acre e movimentação dos mercados locais da Amazônia envolvidos no extrativismo vegetal.

A iniciativa está sendo exposta no estande da EMBRAPII que participa do 9o Congresso Brasileiro de Inovação Industrial, em São Paulo. 

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 900 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.500 projetos com mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Saiba mais sobre outros projetos EMBRAPII no 9° congresso brasileiro de inovação industrial aqui!

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube