Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 8 outubro, 2025
Foto: Filipe Alcântara/Finep
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram, nesta quarta-feira (8), acordo de cooperação para estabelecer uma aliança estratégica entre as duas instituições. Com vigência de 48 meses, o pacto visa explorar as sinergias e promover a convergência de instrumentos de fomento, criando um ambiente mais integrado e eficiente para empresas e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil.
A aliança tem como pilares principais o compartilhamento de dados e experiências para o aprimoramento de políticas públicas, o melhoramento da infraestrutura das Unidades Embrapii, e a busca por um melhor alinhamento entre os instrumentos de fomento de ambas as instituições. A expectativa é de que o acordo acelere a transformação do conhecimento gerado nas Unidades Embrapii em inovações de mercado, de modo a fortalecer a competitividade da indústria brasileira e promover o desenvolvimento econômico e social sustentável do país.
Para o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, o acordo é um marco para o ecossistema de inovação nacional. “A Finep é nossa irmã mais velha e muito responsável pelo sucesso da nossa missão, que é levar a boa ciência para a indústria. Perdemos muito da nossa competitividade e esta parceria vai nos ajudar a atuar de maneira mais focada no atendimento à indústria”, afirmou.
O presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, também destacou a importância da parceria. “A comunidade científica celebra este acordo tão importante entre a Embrapii e a Finep, que, certamente, será desdobrado em acordos semelhantes com outras instituições. Todos sabem do apreço que tenho pela articulação do sistema e pela integração de instrumentos. Estamos fazendo isso fortemente com o BNDES e, também, com outros atores, o que é muito significativo, porque na ponta quem ganha é a sociedade brasileira”, avaliou.
Entre as principais diretrizes destacam-se:
Integração de dados e conhecimento: compartilhamento de lições aprendidas e experiências para o contínuo aperfeiçoamento das metodologias e políticas de fomento à inovação.
Fortalecimento da infraestrutura: conexão das Unidades Embrapii com a Finep para identificar e atender demandas estratégicas de investimentos em infraestrutura de pesquisa.
Convergência de instrumentos: alinhamento dos mecanismos de fomento da Embrapii e da Finep, facilitando a jornada de inovação das empresas.
Crédito simplificado para empresas: criação de um modelo “fast track” para que empresas parceiras das Unidades Embrapii, em especial micro e pequenas empresas, tenham acesso facilitado a linhas de crédito da Finep para cobrir a contrapartida de projetos.
Cooperação internacional: coordenação de ações no âmbito de redes internacionais de inovação, com destaque para a rede Eureka.
Eventos conjuntos: realização de workshops, seminários e outros eventos para promover a inovação e disseminar oportunidades.
Prêmio Finep 2025
Também nesta quarta-feira (8), foram anunciados os vencedores na região Centro-Oeste do Prêmio Finep 2025, em Brasília. Houve também uma premiação especial – a Medalha Niède Guidon – para o melhor projeto comandado por mulheres, que ficou com a Facility do Cerrado-Pantanal, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O projeto é coordenado por Maria Ligia Rodrigues Macedo. O objetivo do Prêmio Finep é reconhecer e divulgar projetos apoiados pela financiadora que se destacam por seus esforços em fortalecer o ecossistema de inovação e converter o conhecimento em processos, bens e serviços inovadores.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Sobre a Finep
A Finep tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
Concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.
Embrapii e Abimaq realizam encontro de líderes de inovação em Manaus
Mais de 20 líderes de indústrias de todo o país se reuniram em Manaus para a imersão Abimaq Embrapii Experience...
Continuar lendoParceria internacional fortalece Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas
Embrapii promove inovação nos setores automotivo e de logística com tecnologia de ponta em análise de dados
Embrapii participa do Festival Curicaca em Brasília
Centros de Competência Embrapii: desenvolvendo tecnologias para a indústria do futuro