Proposta incentiva desenvolvimento de projetos de inovação que envolvam empresas de ambos países
Nesta quinta-feira (7), a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Innosuisse, agência suíça de inovação, assinaram o “Memorando de Entendimento sobre Cooperação Bilateral em Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento”. O acordo permitirá a integração do conhecimento e a cooperação técnica entre as nações e vai ao encontro da política da EMBRAPII em promover a internacionalização da indústria nacional. A assinatura aconteceu durante Reunião do Comitê misto Brasil-Suíça de ciência, tecnologia e inovação, em Brasília.
A Suíça é um dos países com o maior gasto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em relação ao seu produto interno bruto (PIB), cerca de 3% ou 16 bilhões de dólares, sendo 2/3 financiados pelo setor privado. Ela figura entre as primeiras colocadas no ranking de inovação do mundo.
Para o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira, parcerias internacionais e a troca de experiências no cenário de inovação contribuem para o desenvolvimento da indústria nacional. “A EMBRAPII e a Innosuisse tem objetivos comuns. Ambas têm foco na demanda industrial incentivando a inovação para o mercado global. O acordo permitirá o compartilhamento de conhecimento e tecnologias entre os dois países. ”
A EMBRAPII tem mantido uma ampla política para parcerias internacionais. Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha Suécia e Reino Unido. Também estão em negociação parcerias com Irlanda, EUA e Países Baixos.