Documento traça estratégias para conectar o ecossistema de inovação da EMBRAPII à programação do museu que reúne arte, ciência e tecnologia

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) assinou, na quarta-feira (29), acordo de cooperação com o SESI Lab, museu interativo recém-inaugurado em Brasília. A parceria se propõe a criar uma agenda mútua de estímulo à inovação e divulgação de conhecimento científico e tecnológico.

“A EMBRAPII conta com uma rede 89 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisa preparados para apoiar a indústria nacional em sua jornada de inovação. A parceria com o SESI Lab possibilitará que o público conheça diversos projetos inovadores de empresas nacionais desenvolvidos com apoio da EMBRAPII”, destaca o presidente da organização José Luis Gordon.

O diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, explica que o SESI Lab é inspirado no Exploratório, localizado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, considerado berço da inovação mundial, onde sugiram diversas empresas com impacto econômico ao redor do globo. Para Lucchesi, a educação do futuro está fortemente ligada à inovação e à aprendizagem hands-on, e a parceria com a EMBRAPII está alinhada a este processo.

“A EMBRAPII é uma grande antena da agenda de inovação do Brasil e, com certeza, uma das missões na construção do futuro passa pela melhoria da qualidade da educação brasileira e pela mudança do perfil das escolas do país. A parceria com a EMBRAPII pode descortinar novos caminhos para o desenvolvimento de uma educação embevecida no processo de inovação”.

O acordo também prevê a formação de grupo de especialistas para apoiar a definição da programação anual do SESI Lab, e a realização encontros de pesquisadores no SESI Lab, especialmente em temas e momentos oportunos para defesa de pautas de CT&I

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS). São disponibilizados recursos não reembolsáveis e suporte técnico de 89 Unidades EMBRAPII distribuídas pelo país para o desenvolvimento de projetos de inovação demandados pelas empresas. Em 9 anos de existência da entidade, já foram apoiados 1840 projetos, totalizando R$ 2,5 bilhões em investimentos em inovação industrial.

Sobre o SESI Lab

O SESI Lab é um hub inédito de difusão do conhecimento do SESI e do SENAI e de parceiros da indústria para todo o Brasil. Possui uma programação multidisciplinar orientada por uma abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos. Tem como objetivo promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos, em colaboração com a indústria e a sociedade. O espaço já conta com três galerias: Fenômenos no Mundo, Aprender Fazendo e Imaginando Futuros. “O Futuro das Profissões” será o tema da primeira exposição temporária.  Estima-se cerca de 350 mil visitantes por ano.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube