Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 15 maio, 2025
A diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini, para discutir novas frentes de cooperação voltadas à expansão da rede de Unidades Embrapii.
No encontro, o MEC confirmou o repasse complementar de R$ 9 milhões, anunciado na semana passada pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica da pasta, Marcelo Bregagnoli, durante evento promovido pela Embrapii em Goiânia. Os recursos permitirão o credenciamento de três novos Institutos Federais como Unidades Embrapii, ampliando o número de instituições da rede federal aptas a desenvolver projetos de inovação com a indústria.
Representaram a Embrapii o Presidente, Alvaro Prata, o Diretor de Inovação, Igor Nazareth, e o Diretor de Operações, Marcelo Prim. Pelo MEC, além de Barchini, também estiveram presentes as gerentes de projeto Fernanda Targino e a assessora Jaqueline Ribeiro Silva.
Atualmente, a rede Embrapii conta com 44 Unidades ligadas ao MEC, sendo 31 universidades federais e 13 institutos federais. Essas instituições já movimentaram mais de R$ 2,3 bilhões em investimentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) desde 2014, com participação de mais de mil empresas – 67% delas micro e pequenas.
Além do anúncio do reforço orçamentário, foi destacada a iniciativa de capacitação de 15 Institutos Federais que ainda não integram a rede de Unidades Embrapii. A formação, que teve início nesta semana no IF-CE, em Fortaleza, e seguirá com atividades e visitas técnicas até o fim do ano, prepara as instituições para compreenderem o modelo Embrapii e seus processos, com vistas ao futuro edital de credenciamento.
A parceria MEC-Embrapii tem sido fundamental para promover a cultura de inovação na educação pública federal, com impacto direto em áreas estratégicas como sustentabilidade, transformação digital e saúde.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii e Ministério da Saúde ampliam inovação em setores estratégicos
A diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) participou, na manhã desta terça-feira (14), de reunião no...
Continuar lendo