Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Embrapii bate novo recorde em projetos com micro e pequenas empresas e startups

Publicado em 13 fevereiro, 2026

Em 2025, esses contratos representaram 68% dos projetos desenvolvidos pela Embrapii

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) bateu recorde em contratos com micro e pequenas empresas (MPEs) e startups. Do total de 812 contratos firmados no ano passado, 492 foram com organizações destes segmentos, representando 68% do total de projetos contratados. Esse foi o terceiro ano de recorde: em 2023 a Embrapii tinha 56% de sua carteira de projetos com MPEs; em 2024, este número subiu para 64%.

 

Em 2025, essas modalidades de contrato tiveram investimento total de R$ 537,3 milhões quase a metade do total alavancado em todos os projetos da Embrapii no ano. “Esses resultados mostram a vocação da Embrapii em ampliar o seu alcance e democratizar o acesso ao fomento à inovação no Brasil. Os números comprovam também a força das micro e pequenas empresas e startups brasileiras”, afirma Alvaro Prata, presidente da Embrapii.

 

Foram contempladas, no ano passado, 583 MPEs e startups de todo o país. Em algumas das iniciativas, há mais de uma empresa envolvida. Também em 2025, no mês de outubro, a Embrapii celebrou a marca de mil projetos realizados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), importante parceiro da Embrapii. Junto ao Sebrae, a Embrapii apoiou 387 projetos com 482 empresas, somando R$ 360,7 milhões. 

 

Projetos contemplados

 

Esse ecossistema de empresas apresenta uma variedade de iniciativas em diferentes segmentos e regiões do país. A Unidade Embrapii Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação da Universidade Federal do Ceará, por exemplo, desenvolve sistema para prevenir colisões em centros de distribuição. Por meio de solução baseada em visão computacional, aprendizado por transferência e inteligência artificial (IA) generativa, a tecnologia melhora a segurança e a eficiência logística em centros de distribuição e alerta para riscos, além de integrar sensores embarcados.

 

No norte do Brasil, a Unidade Embrapii Instituto Federal do Amazonas atua no desenvolvimento de automatização de fracionamento e extração de compostos bioativos da acerola e do guaraná. O objetivo é padronizar os extratos dos frutos, garantindo também a pureza do produto.

 

Na Unidade Embrapii Centro de Inovação em Materiais, na Universidade Federal de São Paulo, está em desenvolvimento um  projeto de manufatura avançada de materiais poliméricos para fabricação de órteses personalizadas para fraturas de rádio. A órtese para rádio é um dispositivo de imobilização, utilizado para estabilizar o osso, reduzir a dor e promover a cicatrização. Ela substitui o gesso tradicional com mais conforto, higiene e ventilação, facilitando a reabilitação.

 

Parceria Embrapii – Sebrae

 

De forma a contemplar amplamente as micro e pequenas empresas e startups no ecossistema de inovação, a cooperação com o Sebrae capilariza os recursos da Embrapii e favorece a sinergia entre a sua rede de Unidades e as empresas.

 

O processo é simples e colaborativo. A empresa que enfrenta um desafio tecnológico busca uma Unidade Embrapii com competência técnica na área desejada e apresenta sua demanda. A Unidade analisa o problema, identifica o potencial de desenvolvimento e elabora uma proposta inicial de projeto. 

 

Após a assinatura do contrato, a Unidade Embrapii conduz toda a gestão do projeto — da execução à prestação de contas —, incluindo reuniões de ponto de controle com a empresa.

 

Risco compartilhado, resultado alcançado

 

A Embrapii aporta até 50% do montante total do projeto e o pagamento do valor restante é negociado entre a empresa e a Unidade Embrapii.

De forma a estimular as micro, pequenas empresas e startups a inovar, o Sebrae cobre até 70% do montante que ficou definido como contrapartida da empresa na negociação com a Unidade Embrapii. 

Saiba mais sobre essa parceria de sucesso: https://embrapii.org.br/sebrae/ 

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. 

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; da Saúde; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

13/02/2026

Por que o PPI da Embrapii é a opção mais vantajosa para aportar minha obrigação de PD&I da Lei de TICs?

Empresas de TICs que operam sob a Lei de TICs sabem que investir em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) é...

Continuar lendo