Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 17 abril, 2026
Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) é uma das instituições participantes da capacitação_Foto: CBA/Divulgação
Quatro instituições de Manaus passam a integrar programa nacional de maturidade operacional
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai capacitar quatro Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) no Amazonas por meio de seu Programa de Capacitação em Maturidade Operacional. As ICTs selecionadas são o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS.Amazonas); Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas; e Fundação Amazônica de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Desembargador Paulo dos Anjos Feitoza (FPFtech) – todas sediadas em Manaus.
A iniciativa busca fortalecer a atuação desses grupos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com o setor produtivo, de modo a qualificar a gestão dos processos das instituições locais. A chamada para ICTs da região Norte foi anunciada durante a COP30 em Belém (PA), em novembro do ano passado.
As próximas fases envolvem workshop a ser realizado em uma Unidade Embrapii com os quatro grupos de pesquisa selecionados, além de capacitação em maturidade operacional. O objetivo é apoiar as ICTs na adoção de boas práticas de gestão e operação de projetos colaborativos com empresas, preparando-as para futuras chamadas de credenciamento como Unidades Embrapii.
Com o programa, a Embrapii pretende ampliar a capacidade de atuação dos grupos de pesquisa da Região Norte em projetos inovadores, de forma a aumentar a integração com empresas e contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. “Acreditamos que a bioeconomia é uma das respostas mais poderosas que o Brasil pode oferecer à emergência climática global, unindo desenvolvimento sustentável e competitividade industrial”, destaca o presidente da Embrapii, Alvaro Prata.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em maio, a agenda de eventos da Embrapii destaca a tecnologia e inovação na indústria
Neste mês, a Embrapii marca presença em eventos voltados à inovação e tecnologia industrial. Estão na agenda o XI Congresso ABIPTI, a...
Continuar lendoPesquisa Embrapii avalia uso do cânhamo para reforço de papéis reciclados
Embrapii participa da maior feira de tecnologia industrial do mundo
Centro de Competência Embrapii promove webinário gratuito sobre boas práticas clínicas
Centro de Competência lança primeira pós-graduação em Tecnologias Quânticas