Iniciativa inédita será realizada em parceria com o PNUD e vai relacionar as soluções verdes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

Os projetos de inovação apoiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) serão certificados com uma espécie de selo de sustentabilidade, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.  A metodologia é inédita e será criada em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Com esta iniciativa, a Embrapii pretende contribuir para a atração de investimentos em soluções sustentáveis, ao oferecer aos projetos de inovação uma garantia de que adotam tecnologias e soluções inovadoras com real potencial para mitigar impactos ambientais e reduzir desigualdades.

“Essa metodologia estabelece um ‘selo’ de compromisso com a sustentabilidade e responde a uma demanda crescente no setor empresarial brasileiro, que se mostra cada vez mais sensível à urgência dessa agenda como forma de garantir competitividade, sobretudo no mercado global”, explica o presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon.

Levantamento realizado pela Embrapii aponta o potencial da indústria nacional para impulsionar a agenda climática. Atualmente, 67% dos projetos de inovação apoiados pela entidade trazem temáticas ou preocupações relacionadas aos princípios de sustentabilidade da comunidade internacional.

Energia limpa, agricultura sustentável, saúde, bem-estar e redução da fome estão entre os temas mais presentes nessas iniciativas, que correspondem a aproximadamente 1,2 mil projetos de 950 empresas, executadas com recursos e apoio técnico da rede Embrapii. São inovações em produtos ou processos de produção que correspondem aos ODS 2, 3 e 7, por exemplo, e envolvem empresas de todos os portes, inclusive startups, o que indica, ainda, o forte potencial de impacto em toda a cadeia produtiva brasileira.

Selo para todos
A cooperação celebrada entre a EMBRAPII e o PNUD prevê a pesquisa e a estruturação de um sistema de categorização dos projetos e dos processos industriais, conforme seu nível de adequação aos 17 ODS da ONU. Também inclui um modelo de financiamento e de apoio técnico específico às iniciativas com esse foco. O método deve estar criado e consolidado até o final do primeiro semestre de 2023, passando então a ser adotado como parâmetro em todas as iniciativas em curso e nas finalizadas.

“Considerando sua missão de contribuir para a inovação na indústria brasileira por meio da colaboração com institutos de pesquisas e universidades, a EMBRAPII será importante aliada do PNUD na promoção do desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável”, disse o representante-residente adjunto do PNUD, Carlos Arboleda.

“Enfatizo a importância do trabalho da EMBRAPII para apoiar a transição da indústria para uma economia verde que responda aos desafios da mudança global do clima e contribua para o alcance das promessas e compromissos dos países com a Agenda 2030 e seus 17 ODS.”

Serão classificadas ações inovadoras em produtos de diferentes ramos industriais – e não só dos que adotam diretamente as chamadas tecnologias verdes, como a bioeconomia e a economia circular. Critérios como redução de emissões, reaproveitamento de resíduos, desenvolvimento de novos produtos, maior eficiência no uso de recursos naturais são alguns dos fatores a serem levados em consideração.

A expectativa é que a metodologia favoreça o entendimento sobre os impactos reais e as respostas oferecidas por setores como saúde, agroindústria, mineração, metalurgia e combustíveis fósseis, entre outros. As inovações mais sustentáveis deverão ser reconhecidas por meio de um Prêmio de Inovação em ODS, com a primeira edição prevista para 2023.

Profissionais da equipe da EMBRAPII e das Unidades EMBRAPII contarão com capacitação em ODS, garantindo o constante foco desses 85 centros de pesquisa do país em inovações sustentáveis. O objetivo é criar uma estrutura robusta de cooperação, capaz de facilitar a troca de conhecimentos e a interação entre as partes, em áreas de interesse comum.

Sobre os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são um apelo global da comunidade internacional à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e as populações, sistematizados em uma Agenda 2030 para o Brasil, em 17 grandes áreas (objetivos globais). Saiba mais aqui.

Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 85 Unidades, centros de Pesquisa & Desenvolvimento de excelência em todo o país. Dessa forma, conecta a demandas das empresas brasileiras por inovação aos centros de excelência do país em pesquisa e inovação. A entidade já apoiou 1,8 mil projetos de 1.125 empresas, 54,7% delas startups e pequenas empresas, totalizando R$ 2,56 bilhões em investimentos em inovação industrial no Brasil.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube