Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 10 julho, 2025
No debate “Brasil industrializado: o futuro do país em transformação”, Alvaro Prata defendeu a melhoria na formação e a aproximação do setor produtivo das instituições de ensino
“O Brasil deve seguir investindo na atividade científica, que é aquela que move a fronteira do conhecimento. Precisamos encurtar as distâncias entre o mundo acadêmico e o mundo industrial. E a Embrapii coloca o conhecimento científico a serviço das demandas tecnológicas e da inovação”, defendeu o diretor-presidente da Embrapii, Alvaro Prata no debate “Brasil industrializado: o futuro do país em transformação”, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e realizado pelo Metrópoles, nesta quinta (10). O encontro reuniu, em Brasília, autoridades e líderes industriais para debater os novos caminhos da indústria nacional. A agenda do debate incluiu temas importantes para o futuro do país, como transformação digital e indústria 4.0, estratégias de competitividade e sustentabilidade, capacitação profissional e setores estratégicos.
Alvaro Prata destacou também o papel da Embrapii na formação de profissionais qualificados como uma oportunidade para o Brasil investir em novas competências. “As instituições que mais trabalham na melhoria da educação, atração e formação de pessoas, colocam no mercado profissionais competentes”, avaliou. “Muitas das nossas Unidades estão em ambiente acadêmico, de ensino, e envolvem alunos. Com esta rede e o nosso modelo operacional temos muito sucesso para levar inovação para a indústria”, finalizou.
A transformação digital também foi discutida no evento. Pollyana de Carvalho, coordenadora-Geral de Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), disse que o tema é fundamental para posicionar mercados. “Estamos conduzindo uma iniciativa para o Brasil dar um salto. Atualmente, 18% da indústria usa tecnologias avançadas. Temos o desafio de mudar esse patamar para que a indústria brasileira atinja nível de concorrência. Nossa meta é chegar a 50% em 2033”, afirmou.
Indústria verde
José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, ressaltou que a instituição é líder em financiamento em energia renovável: R$ 14 bilhões no Fundo Clima, em 2025. “O Brasil vai se destacar no atual contexto geopolítico com uma agenda de investimento verde. O Brasil tem tudo para produzir tecnologia verde inclusive para exportar”, declarou.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii participa do talk Brasil industrializado: o futuro do país em transformação
Evento reúne líderes industriais para debater desenvolvimento sustentável da indústria e inovação responsável O presidente da Embrapii, Alvaro Prata,...
Continuar lendoCooperação internacional – Embrapii participa de chamada Eurogia 2030
Embrapii apresenta painéis e projetos inovadores no Nordeste ON 2025, em Teresina
Embrapii e Abimo realizam evento em Ribeirão Preto para impulsionar inovação em saúde
Embrapii marca presença na ExpoT&C 2025, a maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do Brasil