Pesquisadores apresentaram projetos inovadores com uso de tecnologias digitais para o setor

Empresas do setor ferroviário e pesquisadores especializados em Transformação Digital se reuniram para debater o fomento à inovação e o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial para aprimorar a logística ferroviária brasileira. O evento, realizado nesta segunda (26), foi uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Sérgio Freitas de Almeida, do coordenador de Gestão Ferroviária da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Luís Fellipe Arrusssul de Melo,  e dos Deputados Federais Edinho Bez e Jerônimo Goergen.

Vicente Abate, presidente da ABIFER, destacou no encontro que “a união entre todos os entes do Governo, do Legislativo, das Unidades EMBRAPII, da Academia, das Concessionárias e da Indústria Ferroviária em prol da Digitalização na Logística será fator preponderante para o desenvolvimento econômico do Brasil”.

Os pesquisadores que participaram do encontro pertencem à Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital e à Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial e possuem competência e experiência em desenvolver projetos de PD&I na área de indústria 4.0 e tecnologias digitais. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer soluções tecnológicas já desenvolvidas e em desenvolvimento, com foco em logística, e debater os desafios do setor. 

“O aumento da eficiência logística no setor ferroviário a partir do uso de tecnologias digitais é vital para promover maior competitividade do setor e ampliar sua participação na matriz de transportes brasileira. Investir em inovação é estratégico e as empresas do setor podem contar com as diferentes Unidades EMBRAPII para apoiar na superação de seus desafios tecnológicos.” afirma Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII.

O Plano Nacional de Logística – PNL 2035 estimula a incorporação de tecnologias como IoT, Big Data e Inteligência Artificial na indústria e nas concessionárias ferroviárias. A introdução de tecnologias digitais ao processo produtivo e de logística tende a garantir maior competitividade e eficiência para a cadeia de valor do setor. A EMBRAPII, por sua vez, garante, além de suporte técnico de pesquisadores, os recursos não reembolsáveis a projetos de PD&I de empresas nacionais, o que permite maior intensidade tecnológica às soluções. 

Aliança EMBRAPII e ABIFER 

A reunião faz parte das ações propostas no Acordo de Cooperação entre as instituições e tem o objetivo de aproximar as relações do setor ao ecossistema de Inovação da EMBRAPII. A estratégia visa a contribuir com a promoção da inovação industrial e, consequentemente, trazer mais competitividade e eficiência à produção nacional. 

A EMBRAPII mantém acordos com outros players da indústria para fortalecer laços com setores industriais específicos. São eles: Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Sobre a EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma Organização Social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Em sete anos de operação, já apoiou mais de 1 mil projetos, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e Unidades EMBRAPII em todas as regiões do país. Tais projetos somam investimentos de R$ 1,7 bilhão e mais de 300 pedidos de Propriedade Intelectual.

Sobre a ABIFER

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária congrega empresas com instalações industriais e de serviços no Brasil, pertencentes ao segmento ferroviário. A entidade tem por missão fomentar o crescimento da indústria ferroviária brasileira dedicada à prestação de serviços e à fabricação de equipamentos, sistemas e materiais ferroviários, contribuindo para a expansão e desenvolvimento desse modo de transporte no país, tanto na área de carga como na de passageiros.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube