Aliança entre instituições foi firmada em evento que contou com a participação de empresas processadoras de aço

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço (ABIMETAL) assinaram, em cerimônia online, um Acordo de Cooperação para fomentar e incentivar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores no setor siderúrgico nacional.

A aliança estratégica pretende estimular o desenvolvimento de projetos colaborativos entre empresas do aço, assim como estimular que as Unidades EMBRAPII, centros de pesquisa de excelência, aprofundem estudos que são prioridade para as processadoras do aço e empresas que utilizam o material.

A indústria do aço é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil quando o assunto é geração de emprego e fabricação de recursos materiais importantes para outros segmentos. Além disso, o país concentra o maior parque siderúrgico da América Latina. Segundo o World Steel Association, em 2019, a produção brasileira respondeu 53,8% da produção da região.

O evento, realizado na última quarta-feira (27), contou com a participação de Ricardo Martins, presidente da ABIMETAL, e Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII, além de diretores de diversas empresas do setor que compõem a diretoria da associação. “A parceria entre ABIMETAL e EMBRAPII vai intensificar a realização de projetos de PD&I com empresas do aço, o que impacta não somente a cadeia fornecedora do metal, mas diversos setores industriais. Com apoio das nossas Unidades EMBRAPII, as empresas associadas da ABIMETAL poderão ter acesso à infraestrutura de ponta, alta competência técnica e recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos”, enfatiza Guimarães.

Sobre a ABIMETAL

Atualmente, cerca de 67 empresas do mercado de aço são associadas à ABIMETAL e ao Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (SICETEL). A ABIMETAL surge ao final de 2018 em um momento em que as suas representadas buscam uma nova forma de atuação associativa que possa proporcionar um modelo moderno de defesa dos interesses de seus associados, visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor, podendo ampliar o espectro de representação para outras empresas beneficiadoras de metais ferrosos, que antes não se enquadravam no escopo do Sindicato.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social vinculada aos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante, com recursos não reembolsáveis, parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição mais de 70 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país) – centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Quase 1.000 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.300 projetos com R$ 1,8 bilhão em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube