Cooperação irá percorrer o país para fortalecer e estimular a inovação na área de dispositivos médicos

A Embrapii e a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos expandem suas atuações pelo Brasil, depois de observada uma grande demanda por inovação junto às associadas, que são geradoras de tecnologia de ponta em um setor muito competitivo em âmbito mundial. Em 2023, o montante de recursos contratados em projetos de saúde foi 15% maior que em 2022. Isso comprova o interesse crescente da indústria em inovação no setor.

A indústria de dispositivos médicos, que abrange uma vasta gama de produtos tecnológicos desde luvas e seringas, desfibriladores, válvulas, implantes cardíacos, ortopédicos, desempenha um papel essencial para proporcionar um serviço de alta qualidade para a população com tecnologia e inovação. Além disso, este setor é um grande gerador de empregos.

A estratégia da Embrapii para incentivar a inovação no setor da saúde encontrou uma resposta significativa entre as associadas da ABIMO, que estão na vanguarda da tecnologia de ponta. Durante a Jornada de Inovação em Saúde de 2023, foram realizados quatro encontros focados em temas como o uso da inteligência artificial e a prototipagem. Como resultado, 33% das empresas participantes iniciaram negociações para o desenvolvimento de importantes projetos de inovação.

Em 2024, pela primeira vez, a agenda incluirá diversas regiões do país. “Com essa estratégia, continuamos a incentivar as empresas a investirem em tecnologia e, assim, trazer sustentabilidade para o setor. E, agora, pretendemos levar essa discussão para outras regiões do país, como Belo Horizonte, Salvador e Curitiba. Queremos fomentar a inovação, também de maneira regional”, diz Márcio Bósio, Diretor Institucional da ABIMO.

Na carteira da Embrapii, o setor da saúde é o segundo com maior número de projetos destinados ao desenvolvimento tecnológico e inovação. “São quase 300 projetos, 265 empresas, R$ 315 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da saúde”, disse Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii. 

BENEFÍCIOS DO MODELO EMBRAPII

O modelo Embrapii oferece inúmeros benefícios ao setor produtivo, ao facilitar o desenvolvimento de projetos tecnológicos e inovadores de maneira eficaz e acessível. Entre os principais benefícios estão:

Capital Intelectual de Ponta:

A Embrapii dispõe de uma rede de 94 Unidades Embrapii, cada uma delas equipada com pesquisadores e especialistas altamente qualificados, prontos para colaborar no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.

Recursos Não Reembolsáveis:

Um dos grandes atrativos do modelo Embrapii é a disponibilidade de recursos não reembolsáveis. Estes recursos são utilizados para compartilhar os riscos inerentes ao processo de inovação, tornando mais viável para as empresas investirem em pesquisa e desenvolvimento.

Apoio Contínuo:

Este apoio não apenas facilita a execução de projetos, mas também acelera o tempo de desenvolvimento e introdução de novos produtos no mercado.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube