Instituições selaram compromisso na Feira Hospitalar 2024
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) celebraram a renovação do Acordo de Cooperação, com o objetivo de fortalecer e estimular a inovação tecnológica na cadeia industrial de saúde no Brasil. Este compromisso foi firmado durante a Hospitalar 2024, o maior evento do setor na América Latina, destacando a importância da parceria para o avanço da indústria de dispositivos médicos e da saúde no país.
A renovação do Acordo, assinada por Jamir Dagir Jr., presidente da ABIMO, e Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, reafirma o compromisso de ambas as instituições em alavancar a tecnologia na área da saúde no Brasil. Na carteira da Embrapii, o setor da Saúde é o segundo com maior número de projetos e valor de recursos destinados a apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. “São quase 300 projetos, 265 empresas, R$315 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da saúde”, disse Nazareth. A Embrapii, junto com as suas 94 unidades, tem sido fundamental para apoiar a inovação no setor.
Benefícios do Modelo Embrapii
O modelo Embrapii oferece inúmeros benefícios ao setor produtivo, ao facilitar o desenvolvimento de projetos tecnológicos e inovadores de maneira eficaz e acessível. Entre os principais benefícios estão:
- Capital Intelectual de Ponta:
- A Embrapii dispõe de uma rede de 94 Unidades Embrapii, cada uma delas equipada com pesquisadores e especialistas altamente qualificados, prontos para colaborar no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
- Recursos Não Reembolsáveis:
- Um dos grandes atrativos do modelo Embrapii é a disponibilidade de recursos não reembolsáveis. Estes recursos são utilizados para compartilhar os riscos inerentes ao processo de inovação, tornando mais viável para as empresas investirem em pesquisa e desenvolvimento.
- Apoio Contínuo:
- Este apoio não apenas facilita a execução de projetos, mas também acelera o tempo de desenvolvimento e introdução de novos produtos no mercado.