Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 30 junho, 2025
Evento gratuito conecta empresários do setor de saúde a projetos com apoio financeiro da Embrapii e apresenta caminhos para inovar com tecnologia nacional
Em mais uma iniciativa para alavancar a inovação no setor da saúde, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), com o apoio do deComSaude da Fiesp e do Ciesp, realizam o Embrapii Day Saúde, dia 17 de julho, em Ribeirão Preto (SP). O evento é direcionado às empresas do segmento que queiram se conectar com as Unidades Embrapii e conhecer suas competências credenciadas na área de saúde. O Embrapii Day Saúde tem o apoio do Departamento do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). As inscrições são gratuitas.
Na ocasião, seis Unidades Embrapii estarão presentes para conversar diretamente com empresários e entender os desafios tecnológicos dos setores de dispositivos médicos e farmacêuticos. O encontro será uma oportunidade para as empresas conhecerem os avanços, as novas tecnologias desenvolvidas e os caminhos para inovarem com recursos não reembolsáveis que podem chegar a até 50% do valor do projeto, com um modelo em que todos compartilham os custos: Embrapii, Unidade Embrapii e a empresa demandante.
“Nosso modelo opera em fluxo contínuo. Assim que a empresa identifica um desafio tecnológico, não precisa aguardar a publicação de editais para a seleção de projetos. Pode, no momento desejado, procurar uma das mais de 90 unidades Embrapii credenciadas e iniciar a negociação do projeto. Isso garante que a inovação aconteça no timing da empresa. Apoiamos desde um microempreendedor até uma grande empresa”, explica o coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii, Fábio Cavalcante.
Atualmente, o setor de saúde é o segundo com maior demanda de projetos na Embrapii, ficando atrás apenas da agroindústria. Até agora, cerca de R$ 535 milhões foram destinados a 398 projetos de 343 empresas parceiras. Entre os 243 projetos já concluídos, 164 geraram pedidos de propriedade intelectual. É importante destacar que aproximadamente nove em cada dez projetos apoiados em saúde são do segmento de dispositivos médicos, abrangendo desde luvas e seringas até desfibriladores, válvulas, implantes cardíacos e ortopédicos, entre outros produtos. Além de proporcionar serviços de alta qualidade à população por meio de tecnologia e inovação, este setor também gera muitos empregos.
“A iniciativa de realizar um evento em parceria com a Embrapii, o Ciesp e o Departamento de Saúde da Fiesp e do Ciesp é fundamental para fomentar a inovação em um polo estratégico como este. Além de grandes empresas, a região abriga um ecossistema dinâmico de startups e companhias inovadoras, que terão acesso direto aos mecanismos de fomento oferecidos pela Embrapii. É uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas sobre instrumentos como a Lei do Bem e a Lei de Informática, e, acima de tudo, levar informação qualificada com foco na inovação e no desenvolvimento do setor”, afirma Márcio Bósio, diretor institucional da Abimo.
Investimento em inovação
As empresas também poderão interagir com os centros de pesquisa de excelência credenciados como Unidades Embrapii e conhecer cases que já foram apoiados com a expertise do ecossistema Embrapii para investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Confira exemplos de projetos do setor de saúde apoiados pela Embrapii:
Diagnóstico instantâneo de câncer de colo do útero
A solução, desenvolvida por pesquisadores da Unidade Embrapii Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conta com um biossensor que pode permitir a identificação do papiloma vírus humano (HPV), em estágio de câncer, o que significa um diagnóstico muito rápido e encaminhamento ao tratamento de forma imediata. Na prática, os médicos colocarão a coleta de uma amostra ginecológica das pacientes na solução química com o biossensor para detecção de material genético do HPV, dentro de um chip de tamanho aproximado a um cartão de crédito. O chip é introduzido em uma máquina de pequeno porte que faz a análise da reação química e apresenta o diagnóstico em cerca de 5 minutos.
Tratamento de mieloma múltiplo mais barato
Projeto pioneiro, fomentado pela Embrapii, busca produzir o Carfilzomib, um medicamento quimioterápico vital para tratar o mieloma múltiplo, um tipo de câncer de sangue agressivo que afeta milhares de brasileiros todos os anos. Através da parceria entre pesquisadores da Unidade Embrapii Materiais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a empresa Import Now, está em desenvolvimento uma rota sintética inovadora para produzir o fármaco a partir de métodos mais eficientes e de baixo custo. A expectativa é tornar o processo entre 30% e 50% mais rápido e mais barato.
Serviço
Embrapii Day Saúde – Edição Ribeirão Preto
Local: CIESP – Ribeirão Preto
Rua Bernardino de Campos, 1001 – Centro | Edifício Fortes Guimarães – Cobertura
Hora: 8h30
Sobre a Abimo
A Abimo – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii apresenta painéis e projetos inovadores no Nordeste ON 2025, em Teresina (PI)
Embrapii apresenta painéis e projetos inovadores no Nordeste ON 2025, em Teresina (PI) O Centro de Convenções de Teresina...
Continuar lendoEmbrapii marca presença na ExpoT&C 2025, a maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do Brasil
Embrapii intensifica participação em eventos estratégicos, no mês de julho
Como impulsionar projetos de inovação na sua empresa
Embrapii lança, em conjunto com os países da rede Eureka, chamada de projetos para responder a desastres