Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 10 junho, 2025
Diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, recebe o presidente da Abirochas, Reinaldo Sampaio
O diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, recebeu nesta terça-feira (10), na sede da instituição, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas Sampaio. A reunião teve como foco o fortalecimento da inovação tecnológica no setor, com destaque para o apoio às micro, pequenas e médias empresas.
A Abirochas manifestou interesse em organizar e mobilizar empresas da cadeia produtiva para o desenvolvimento de projetos de PD&I com a Embrapii. Um dos caminhos discutidos foi a parceria com o Sebrae. Neste caso, com o apoio maior da Embrapii e o recurso adicional do Sebrae, a contrapartida financeira para as micro e pequenas empresas pode ficar entre 15% e 20% do valor total do projeto.
Foi destacado interesse especial da Abirochas em fomentar projetos voltados à economia circular, com foco no reaproveitamento de resíduos gerados no processo produtivo para a criação de novos produtos, gerando menor impacto ambiental e, ao mesmo tempo, fontes adicionais de renda aos produtores.
Um dos projetos de destaque da Embrapii nessa frente é o projeto Bege Bahia. O desafio envolveu 63 micros e pequenas empresas, inclusive concorrentes, que compartilhavam do mesmo problema da inutilização do pó de mármore, cascalho ou partes fora do padrão e perceberam no modelo Embrapii um caminho para atender a esta demanda social, econômica e ambiental. O projeto foi desenvolvido pela Unidade Embrapii Senai Cimatec.
O segmento de rochas ornamentais movimenta aproximadamente US$ 5 bilhões por ano, reunindo cerca de 10 mil empresas, das quais pelo menos 400 são exportadoras regulares. A cadeia produtiva gera cerca de 120 mil empregos diretos e outros 360 mil indiretos em todo o país.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social qualificada pelo Governo Federal que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para atender às demandas de inovação da indústria brasileira. Por meio de recursos não reembolsáveis, apoia projetos de PD&I desenvolvidos em parceria com empresas, reduzindo riscos e custos e acelerando a chegada de novas soluções tecnológicas ao mercado. Atualmente, a rede Embrapii conta com 92 ICTs credenciadas em diversas áreas do conhecimento.
Inscrições abertas para o ENACOOP 2025, encontro nacional do setor automotivo focado no Mover
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma das coordenadoras do Mover e patrocinadora do ENACOOP 2025...
Continuar lendoEmbrapii convida para webinário gratuito sobre acesso e precificação de terapias avançadas
Principais desafios da inovação industrial e como superá-los
Participe da 36ª chamada do IraSME para projetos de cooperação internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação
Embrapii apresenta modelo de inovação a representantes do FMI