Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 14 maio, 2025
Prata discute parcerias para fortalecimento da inovação em saúde com Fernanda De Negri
A diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) participou, na manhã desta terça-feira (14), de reunião no Ministério da Saúde com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), Fernanda De Negri. O encontro teve como objetivo principal discutir novas parcerias voltadas ao fortalecimento da inovação em saúde no Brasil.
Durante a reunião, foi apresentada uma proposta de colaboração para o credenciamento de novas Unidades Embrapii e de Centros de Competência voltados exclusivamente à área da saúde. Representaram a Embrapii o presidente, Alvaro Prata, o diretor de Inovação e Relações Institucionais, Igor Nazareth, e o diretor de Operações, Marcelo Prim. Pelo lado do Ministério da Saúde, além de De Negri, também participou o adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Eduardo Jorge.
O foco é estimular o desenvolvimento de tecnologias nacionais em setores estratégicos, como terapias avançadas, vacinas, dispositivos médicos e tecnologias digitais para diagnóstico, monitoramento e predição de doenças, com destaque para soluções aplicáveis em regiões remotas e com pouca infraestrutura.
“A Embrapii tem capacidade para responder às prioridades do país a partir do apoio a projetos de inovação na área de Saúde. Estamos somando esforços com o Ministério da Saúde para ampliar ainda mais a nossa rede de Unidades Embrapii”, afirmou Prata.
Desde 2014, a Embrapii já apoiou 385 projetos em saúde, com investimento total de R$ 515,3 milhões, dos quais mais de 71% envolveram micro e pequenas empresas. Atualmente, 52 Unidades Embrapii atuam em projetos na área, com destaque para centros como o Senai Cimatec, o Instituto de Física de de São Carlos, da Universidade de São Paulo, o Instituto Eldorado, o Instituto Federal do Ceará e o CNPEM. Durante o encontro, também foram apresentados os resultados do Centro de Competência em Terapias Avançadas, coordenado pelo Hospital Albert Einstein, e as propostas de frentes de trabalho conjuntas para 2025.
Em dezembro do ano passado, por meio de aditivo do contrato de gestão, o Ministério da Saúde se comprometeu com o repasse de R$ 152 milhões para iniciativas no setor, maior valor já investido pelo Ministério na Embrapii. Esses recursos serão aplicados em projetos e iniciativas estratégicas alinhadas às prioridades do SUS e para o credenciamento de novas Unidades e um Centro de Competência com atuação em Saúde. O objetivo é que esses investimentos promovam inovação tecnológica e soberania nacional no setor da saúde, contribuindo para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso da população a soluções inovadoras.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii renova parceria de sucesso com Abifina
O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, reitera aliança após dois anos da assinatura do primeiro acordo de cooperação técnica, que...
Continuar lendo