Intenção é reunir empresas, startups e pesquisadores em projetos colaborativos

Pesquisadores de seis Unidades EMBRAPII, startups de base tecnológica e empresários do setor de componentes automotivos vão se reunir, em São Paulo, na próxima segunda-feira (12), para debater e propor soluções para melhorar o processo industrial do setor.  As Rodadas de Negócios ocorrem dentro do “Inova Day – Desenvolvendo projetos de inovação com rápido retorno”, evento que faz parte do Programa Inova Sindipeças. A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sindipeças têmparceria firmada desde o início de 2019.

O encontro permitirá às empresas identificar oportunidades para inovar nas áreas de manutenção e utilities (insumos como energia elétrica, combustíveis, ar comprimido, etc.).  A proposta é unir diversas empresas que tenham os mesmos desafios em projetos colaborativos de baixa complexidade, curto tempo de execução (6 meses), baixo investimento e rápido retorno.  A EMBRAPII pode financiar até 1/3 do valor com recursos não reembolsáveis.

“A competitividade da indústria passa pela inovação e, cada vez mais, as soluções tecnológicas estão se tornando mais colaborativas. Este modelo traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, conhecimento, custos e riscos em um âmbito pré-competitivo. Esperamos que a EMBRAPII possa contribuir para o desenvolvimento do setor”, destaca José Luis Gordon, diretor de planejamento da EMBRAPII.

Os números da indústria de componentes para veículos e autopeças são significativos. O faturamento em 2017 atingiu a ordem US$ 86,6 bilhões e o setor empregou 164,6 mil trabalhadores.  O programa Inova Sindipeças foi elaborado para estimular as empresas associadas a aumentar sua competitividade, tornando-se aptas à inserção nas cadeias globais.

Conheça as Unidades EMBRAPII que estarão no evento:

CEEI/ UFCG (Centro de Engenharia Elétrica e Informática/ Universidade Federal de Campina Grande) – credenciada pela EMBRAPII para projetos na área de Software e Automação. São softwares para dispositivos móveis e embarcados, software para armazenamento, processamento e análise de grandes massas de dados e desenvolvimento de soluções de automação, controle e instrumentação.

Instituto Eldorado – credenciado pela EMBRAPII para desenvolver projetos de inovação industrial em duas linhas de atuação: Dispositivos de Computação Móvel e Dispositivos de Suporte à Conectividade e Network. Em atuação desde 1999, o Eldorado é considerado um dos maiores centros de PD&I do Brasil, historicamente dedicado a TI & Telecom.

Fundação CERTI – credenciada pela EMBRAPII para atendimento à área de Sistemas Inteligentes, com desenvolvimento de projetos nos setores Aeroespacial e Defesa, Produtos Eletrônicos de Consumo e Produtos Eletromédicos.

ISI Metalmecânica – credenciado pela EMBRAPII para desenvolver projetos de PD&I, na área de Sistemas de Sensoriamento, com foco em três temas: desenvolvimento e integração de sensores, desenvolvimento de sistemas de visão computacional e desenvolvimento de sistemas computacionais para sensoriamento.

Inatel – credenciado pela EMBRAPII para atendimento à área de Comunicações Digitais e Radiofrequência, como desenvolvimento de dispositivos de Comunicação Digital e Radiofrequência, Sistemas de Monitoramento Remoto e Arquiteturas e dispositivos de redes de alta densidade (IoT).

Senai Cimatec – credenciado pela EMBRAPII para atendimento na área de Soluções Industriais com um programa avançado de suporte tecnológico para promover a pesquisa aplicada nas tecnologias integradas da manufatura para atender a indústria brasileira, com desenvolvimento de projetos nos setores: Automação industrial; Robótica; e Otimização de processos industriais.

Empresas relacionadas

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube