Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 21 agosto, 2015
21/08/2015
O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, esteve presente na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília, da cerimônia que oficializou a parceria entre o Brasil e Alemanha estimular a cooperação em inovação, bioeconomia, pesquisa marinha e terras-raras. O encontro, que contou com a presença do vice-ministro de Educação e Pesquisa da Alemanha, Georg Schütte, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, fez parte da agenda da visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil.
Na ocasião foram assinados cinco acordos bilaterais. Um deles refere-se à parceria entre a EMBRAPII e a Sociedade Fraunhofer. Ambos firmaram um memorando de entendimento com objetivo de promover a capacitação de pesquisadores e profissionais em gestão e a troca de dados científicos. O acordo inclui a realização de seminários, encontros e visitas técnicas de especialistas nos dois países.
O vice-ministro, Georg Schütte, informou que o governo alemão vem aumentando o orçamento da Sociedade Fraunhofer e dos institutos Max Planck. “Como contrapartida, nós esperamos que essas instituições reforcem a sua cooperação internacional”, declarou. Ele mencionou a existência de um centro Fraunhofer em Campinas (SP), que busca inovar na produção de alimentos e em biorrecursos. O ministro Aldo Rebelo também recomendou que a EMBRAPII e Fraunhofer atuem conjuntamente no programa bilateral de bioeconomia. A instituição alemã presta assessoria a 13 institutos credenciados pela organização social brasileira, especialmente no campo da conversão de biomassa em energia.
Centro de Competência Embrapii promove webinar sobre engenharia gênica
O Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas (CCTA) realizará, no dia 18 de novembro, às 10 horas, o...
Continuar lendoEmbrapii participa da macroentrega do projeto pioneiro Carne Cultivada
Em novembro, a Embrapii diversifica sua agenda de eventos pelo Brasil
Acontece na Embrapii: confira a agenda de fortalecimento de pesquisa e tecnologia em outubro
Parceria entre Embrapii e Sebrae celebra a marca de 1.000 projetos