21/08/2015

O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, esteve presente na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília, da cerimônia que oficializou a parceria entre o Brasil e Alemanha estimular a cooperação em inovação, bioeconomia, pesquisa marinha e terras-raras. O encontro, que contou com a presença do vice-ministro de Educação e Pesquisa da Alemanha, Georg Schütte, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, fez parte da agenda da visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil.

Na ocasião foram assinados cinco acordos bilaterais. Um deles refere-se à parceria entre a EMBRAPII e a Sociedade Fraunhofer. Ambos firmaram um memorando de entendimento com objetivo de promover a capacitação de pesquisadores e profissionais em gestão e a troca de dados científicos. O acordo inclui a realização de seminários, encontros e visitas técnicas de especialistas nos dois países.

O vice-ministro, Georg Schütte, informou que o governo alemão vem aumentando o orçamento da Sociedade Fraunhofer e dos institutos Max Planck. “Como contrapartida, nós esperamos que essas instituições reforcem a sua cooperação internacional”, declarou. Ele mencionou a existência de um centro Fraunhofer em Campinas (SP), que busca inovar na produção de alimentos e em biorrecursos. O ministro Aldo Rebelo também recomendou que a EMBRAPII e Fraunhofer atuem conjuntamente no programa bilateral de bioeconomia. A instituição alemã presta assessoria a 13 institutos credenciados pela organização social brasileira, especialmente no campo da conversão de biomassa em energia.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube