Os projetos devem ser realizados em conjunto por empresas brasileiras e suíças. As propostas podem ser submetidas até o dia 20 de abril

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Innosuisse (Agência de Inovação da Suíça)vão financiar projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizados, em conjunto, com a indústria dos dois países. Empresas brasileiras e suíças que desejem participar da seleção têm até 20 de abril para apresentar um pré-projeto.

A chamada é voltada para novas tecnologias nas áreas de: Agricultura, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Energia e de Sustentabilidade.

A proposta deve envolver ao menos uma empresa de cada país e resultar no desenvolvimento de um novo produto, processo produtivo ou serviço de aplicação industrial com potencial de mercado significativo no Brasil e na Suíça. No lado brasileiro, o projeto será desenvolvido em parceria com uma Unidade EMBRAPII. As empresas interessadas terão disponível suporte para identificar parceiros do projeto em ambos os países.  

“A parceria é muito vantajosa a ambos os países por possibilitar a transferência de conhecimento e tecnologia, abrindo mercados e potencializando a competitividade das empresas envolvidas. No caso das brasileiras, elas terão a oportunidade de se conectar com um dos principais ecossistemas de inovação”, destaca o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira.

A Suíça é um dos países com o maior gasto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em relação ao seu produto interno bruto (PIB), cerca de 3% ou 16 bilhões de dólares, sendo 2/3 financiados pelo setor privado.

A EMBRAPII tem mantido uma ampla política para parcerias internacionais. Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha Suécia e Reino Unido. Também estão em negociação parcerias com Irlanda, EUA e Países Baixos.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma organização social com contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo País.

O modelo operacional permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I. Funciona assim: as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das unidades que avaliam os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por até um terço do investimento, o restante é dividido entre a Unidade, que disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa demandante.

A EMBRAPII já pratica o modelo aplicado em países desenvolvidos e prova que o setor privado está disposto a investir desde que exista incentivo, desburocratização e contrapartida real. Estima-se que cada R$1 disponibilizado pela EMBRAPII gere R$3 em investimentos na área de inovação no setor industrial.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube