05/08/2015

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem um novo diretor-presidente. O professor e pesquisador, Jorge Almeida Guimarães, foi eleito pelo Conselho de Administração da Organização para estar à frente do cargo nos próximos quatro anos. Jorge chega com a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela EMBRAPII no fomento à inovação industrial, aproximando instituições de pesquisa e empresas para suprir as demandas do segmento.

O professor Jorge Guimarães também foi presidente da Capes por 11 anos, entre 2004 e maio deste ano. Durante sua passagem pela instituição, obteve grande êxito no desenvolvimento do sistema de Pós-Graduação e no aumento da produção de conhecimento científico brasileiro, colocando o Brasil em posição de destaque internacional.

Além de Pesquisador Sênior do CNPq, o novo diretor-presidente percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Atualmente estava lecionando como professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado em Ciências Biológicas pela UNIFESP e Pós-Doutorado pela National Institutes of Health (USA).

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube