Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Embrapii em 2025: veja como foi nossa atuação

Publicado em 3 fevereiro, 2026

O ano de 2025 foi transformador para a indústria. Avançando cada vez mais em direção às novas tecnologias, o setor tem evoluído e pode colocar o Brasil no mapa de países mais desenvolvidos nesta frente.

 

Para que isso aconteça definitivamente, a Embrapii tem expandido sua atuação a fim de se firmar como uma ponte que conecta a indústria do presente com o futuro. E os resultados falam por si. A seguir, veremos alguns números que mostram o compromisso da empresa com a transformação da indústria brasileira. 

 

Recorde de projetos contratados em 2025 

 

Pela primeira vez em 12 anos, a Embrapii alcança a marca de 811 novos projetos contratados em um ano. A atuação confirma avanços significativos na expansão do modelo e no apoio à inovação industrial brasileira. 

 

O crescimento no número de projetos corresponde a 25,35% em relação a 2024. Desde a criação da Embrapii, em 2013, 2.654 empresas foram atendidas, R$ 7,7 bilhões foram investidos em 3.914 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e 1.494 pedidos de propriedade intelectual foram solicitados. (Power BI – dados consultados em 03/02/2026).

 

Expansão territorial do fomento à indústria

 

Outra marca histórica é o apoio a projetos de todos os estados brasileiros. Em setembro, a Unidade Embrapii CNPEM fechou contrato com uma empresa de Roraima, único estado da federação que faltava contratar projetos com a Embrapii. 

 

Atualmente, a organização conta com 90 Unidades Embrapii credenciadas e nove Centros de Competência, o que amplia a capacidade nacional para a execução de projetos tecnológicos de alta complexidade e o atendimento às demandas estratégicas da indústria. Em 2026, a rede vai receber mais 13 novas Unidades e três novos Centros de Competência.

 

Áreas que mais avançaram em 2025

 

Em 2025, as áreas que mais realizaram projetos com a Embrapii foram Agroindústria e Alimentos e Bebidas (15,7%). Em número de projetos, as tecnologias habilitadoras mais demandadas pelas empresas foram Inteligência Artificial (31%) e Integração de Sistemas (15%), refletindo tendências de mercado.

 

Se a sua empresa deseja ter um projeto inovador desenvolvido no ecossistema Embrapii, conheça nossas Unidades e veja as competências tecnológicas disponíveis para seu projeto.

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

03/02/2026

Francilene Garcia assume presidência do Conselho de Administração da Embrapii

Com trajetória na ciência, inovação e gestão pública, Francilene chega ao colegiado em momento estratégico para a indústria brasileira  ...

Continuar lendo