Stand da instituição apresenta seu modelo de fomento à inovação de pequenas empresas. Evento reuniu principais players do ecossistema de startups

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apresentou na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE 2022), uma das principais feiras do segmento na América Latina, projetos de inovação desenvolvidos com startups parceiras. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo.

Entre os projetos que o público pode conferir no stand da instituição haviam soluções de transformação digital, energia, cosméticos, além de inovações focadas na agroindústria e no setor automotivo.

Segundo José Menezes, gerente de Relações com o Mercado da EMBRAPII, participar de um grande evento como esse foi importante, pois contribuiu para que muitas startups pudessem conhecer alguns dos projetos já concluídos e as modalidades de fomento acessíveis para inovar. “A EMBRAPII coinveste com as startups no desenvolvimento de soluções inovadoras, novos produtos e serviços ao mercado e à inovação industrial”, afirmou. “São muitas soluções de startups deeptch, de alta tecnologia, contribuindo com o desenvolvimento nacional“.

A EMBRAPII no apoio à inovação de startups

A EMBRAPII oferece à indústria recursos não reembolsáveis e uma rede com 89 centros de pesquisas (Unidades EMBRAPII) para atender à demanda tecnológica. Para pequenos empreendedores e startups, há o programa Lab2MkT que acompanha todos os ciclos de desenvolvimento de um novo produto, desde as fases laboratoriais – em que se prova que o projeto é tecnologicamente viável – até a sua efetiva chegada ao mercado. Mais da metade das empresas beneficiadas pelo modelo EMBRAPII é de pequeno e médio porte, incluindo startups.

Conheça os projetos

  • Juntas automotivas

A startup FSW Brasil e mais 12 parceiros da cadeia produtiva automobilística desenvolveram um sistema para comparação do desempenho de juntas de ligas de alumínio em veículos automotores. A iniciativa visa promover maior qualidade aos consumidores finais no Brasil, já que o uso de ligas de alumínio – material leve, resistente e com alta absorção de energia – gera economia energética e contribui para a segurança veicular.

  • Energia

Hardware desenvolvido pela startup SunnyHUB com a Unidade EMBRAPII Lactec para aprimorar a gestão de sistemas fotovoltaicos em residências e prédios comerciais. A solução, inserida no equipamento que converte a energia captada pelos painéis solares em energia elétrica (inversores), permite monitorar a geração e o consumo da energia em tempo real, além de realizar manutenções preventivas para evitar perdas no desempenho dos sistemas.

  • Software para drone agrícola

Tecnologia para monitoramento agrícola capaz de detectar os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de alimentos. Além de erradicar a identificação tardia do problema na lavoura, evita a utilização de herbicidas nas áreas saudáveis, aumentando em até 20% a produtividade com economia aproximada de 50% de insumos. O projeto, que conta com apoio do Sebrae, foi desenvolvido pela startup Horus Aeronaves em parceria com a Basf e Unidade EMBRAPII Certi.

  • Novos cosméticos

O Nano 01 e Nano 02 são duas fórmulas sustentáveis de skincare  desenvolvidas a partir de insumos da Amazônia. Produzidas pela parceria entre a startup DARVORE e a Unidade EMBRAPII – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a tecnologia traz ativos vegetais ao invés de sintéticos, o que proporciona uma maior absorção da pele e melhor funcionamento do produto.

•        Solução de localização indoor

Solução completa de localização indoor, que inclui beacons, dispositivo para localizar coisas ou pessoas; gateways, que concentra e transmite a informação para Internet; e plataforma online, que gerencia em tempo real aquilo que deseja rastrear. A tecnologia, desenvolvida pela startup Taggen e a Unidade EMBRAPII Inatel, pode ser utilizada em diferentes áreas, como logística, saúde, indústria automotiva, entre outras.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube