Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 30 novembro, 2018
Parceria permitirá que empresas brasileiras tenham acesso às instituições inovadoras mundiais na área de energia, IoT, agricultura e ciências da vida.
Para ampliar a competitividade da indústria nacional e promover a cooperação tecnológica e econômica entre Brasil e Israel, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Autoridade de Inovação de Israel vão destinar 10 milhões de dólares a projetos inovadores realizados em conjunto por empresas com sede nos dois países. O edital de convocação foi lançado no dia 28 de novembro de 2018.
“Israel é um país referência no que se refere à capacidade de impulsionar a economia por meio da inovação tecnológica. Essa cooperação permitirá às empresas brasileiras acesso às novas tecnologias e o contato com um dos principais celeiros de empresas inovadoras do mundo, além de ser um incentivo para ingressar no mercado exterior”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon.
A chamada será voltada para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de energia, IoT (Internet das Coisas), agricultura e ciências da vida. A proposta deve envolver ao menos uma empresa de cada país e resultar no desenvolvimento de um novo produto, novo processo produtivo ou serviço de aplicação industrial.
O projeto também deve ter potencial de mercado e agregar valor às economias de ambos países. Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto.
Sobre a EMBRAPII – O modelo operacional da EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I de empresas. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações, a organização financia 1/3 dos projetos da indústria brasileira com recursos não-reembolsáveis.
A EMBRAPII mantém parceria com os Institutos Fraunhofer, na Alemanha, para promover a capacitação de pesquisadores e profissionais em gestão e a troca de dados científicos, e também com a Innovate UK, agência de inovação no Reino Unido para projetos de desenvolvimento de tecnologias para smart cities e ambientes urbanos sustentáveis.
Inovação em Israel – O país tem a maior concentração de empregados em P&D – 140 a cada 10 mil habitantes – e também a maior concentração de empregados em alta tecnologia – uma a cada 10 trabalhadores atua com tecnologia de ponta. Israel também responde pelo maior índice per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. Só em 2017, novos negócios de base tecnológica fundados lá foram vendidos por US$ 23 bilhões. Com tanta inovação, o país atraiu a atenção de grandes estrangeiras e o país conta com 350 centros de pesquisa e desenvolvimento de multinacionais.
Mais informações Clique aqui.
Por que tantas startups falham ao escalar tecnologia?
Startups são, por natureza, movidas pela inovação. No entanto, segundo dados do Sebrae, cerca de 60% das startups brasileiras não...
Continuar lendoAcontece na Embrapii: veja os destaques da semana de 8 a 12 de setembro
Entenda o papel da Lei de TICs na inovação industrial
Projeto da Embrapii vai ajudar a recuperar vegetação afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Destaques da semana: acordo com a Abiogás e lançamento de chamada para novas Unidades Embrapii