Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 18 maio, 2016
Dispositivo Medicicor
18/05/2016
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o CONFAP (Conselho Nacional Das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o CONSECTI (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) assinam nesta quinta-feira (19/05), em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover e incentivar a realização de ações e o desenvolvimento de projetos de P,D&I voltados aos setores industriais nos estados brasileiros.
Com a parceria, será possível fomentar as atividades de inovação industrial pelo país, aproximando ainda mais as empresas e instituições científicas. Caberá aos Conselhos compartilhar informações sobre as vocações de cada estado e das respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, a fim de promover e estimular a realização de projetos colaborativos entre Unidades EMBRAPII e empresas industriais. Também deverão estabelecer e manter atividades visando a troca de informações sobre políticas e projetos de interesse dos sistemas estaduais de CT&I, do MCTI e do MEC, onde couber, incluindo reuniões e encontros para formulação e avaliação dos programas conjuntos, além de compartilhar, de forma específica, projetos de P,D&I em desenvolvimento nos respectivos estados.
Já à EMBRAPII caberá identificar as oportunidades entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais e fazer com que elas se tornem ações concretas, além de apoiar o esforço das secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação estaduais, na articulação entre as empresas industriais dos respectivos estados e suas Unidades. O acordo terá duração de quatro anos a partir da sua assinatura. “Essa parceria será, sem dúvida, um grande avanço para as atividades de inovação no Brasil. Juntaremos a expertise da EMBRAPII e a influência e capacidade técnica de dois importantes Conselhos ligados à Ciência e Tecnologia no Brasil. É o país que ganha com essa parceria”, afirmou o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.
O termo de cooperação será assinado durante o Fórum Nacional CONSECTI, CONFAP e comemoração dos 30 anos da Fapemig, que acontecerá a partir das 9h no Auditório Juscelino Kubistchek, localizado na Cidade Administrativa, Av. Prefeito Américo Gianetti, em Belo Horizonte (MG).
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível
Pesquisa realizada na Unidade Embrapii ISI Biomassa, do Mato Grosso do Sul, recebeu patente no Brasil e nos Estados Unidos...
Continuar lendo5 razões para aportar recursos de inovação na Embrapii
Está aberta a 40ª chamada internacional da rede Cornet para projetos de inovação
Embrapii participa de seminário sobre Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI) para o Brasil
Embrapii diversifica sua participação em importantes eventos para a indústria em agosto