18/05/2016

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o CONFAP (Conselho Nacional Das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o CONSECTI (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) assinam nesta quinta-feira (19/05), em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover e incentivar a realização de ações e o desenvolvimento de projetos de P,D&I voltados aos setores industriais nos estados brasileiros.

Com a parceria, será possível fomentar as atividades de inovação industrial pelo país, aproximando ainda mais as empresas e instituições científicas. Caberá aos Conselhos compartilhar informações sobre as vocações de cada estado e das respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, a fim de promover e estimular a realização de projetos colaborativos entre Unidades EMBRAPII e empresas industriais. Também deverão estabelecer e manter atividades visando a troca de informações sobre políticas e projetos de interesse dos sistemas estaduais de CT&I, do MCTI e do MEC, onde couber, incluindo reuniões e encontros para formulação e avaliação dos programas conjuntos, além de compartilhar, de forma específica, projetos de P,D&I em desenvolvimento nos respectivos estados.

Já à EMBRAPII caberá identificar as oportunidades entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais e fazer com que elas se tornem ações concretas, além de apoiar o esforço das secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação estaduais, na articulação entre as empresas industriais dos respectivos estados e suas Unidades. O acordo terá duração de quatro anos a partir da sua assinatura. “Essa parceria será, sem dúvida, um grande avanço para as atividades de inovação no Brasil. Juntaremos a expertise da EMBRAPII e a influência e capacidade técnica de dois importantes Conselhos ligados à Ciência e Tecnologia no Brasil. É o país que ganha com essa parceria”, afirmou o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

O termo de cooperação será assinado durante o Fórum Nacional CONSECTI, CONFAP e comemoração dos 30 anos da Fapemig, que acontecerá a partir das 9h no Auditório Juscelino Kubistchek, localizado na Cidade Administrativa, Av. Prefeito Américo Gianetti, em Belo Horizonte (MG).

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube