No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a EMBRAPII amplia atuação para que inovações do setor cheguem ao mercado

A parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuam para mitigar os efeitos do coronavírus. São R$ 20 milhões disponíveis em recursos não reembolsáveis, a qualquer momento, para alavancar soluções inovadoras de empresas brasileiras que tratem os pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) acompanhou 750 pacientes que foram contaminados e ficaram internados no primeiro semestre de 2020. A pesquisa aponta que 60% deles ainda têm problemas relacionados à Covid após um ano da cura. Eles serão analisados durante quatro anos, mas os resultados preliminares indicam que 30% ainda possuem alterações pulmonares. Além disso, parte deles também relata sintomas cardiológicos, emocionais ou cognitivos, como perda de memória, insônia, concentração prejudicada, ansiedade e depressão. A ciência ainda investiga essas e outras decorrências, temporárias ou permanentes. E algumas das lacunas do setor da saúde podem ser preenchidas com inovações nessa área e em setores correlatos.

Para atender essa demanda, a EMBRAPII disponibiliza recursos não reembolsáveis e pesquisadores qualificados. A parceria com o BNDES já permitiu o desenvolvimento de tecnologias usadas para o tratamento de pessoas acometidas com a doença, como solução aplicada ao aparelho de ECMO, o respirador homologado pela NASA, e uma solução inédita de Inteligência Artificial (IA) aplicada a diagnósticos.

“A parceria com o BNDES visa desenvolver novas tecnologias e produtos no combate a pandemia. É uma iniciativa promissora que permitirá que novas tecnologias façam a diferença no tratamento de pessoas que tiveram Covid e hoje convivem com sequelas da doença. A ação destina mais recursos para o setor de saúde, alavanca recursos privados em inovação e traz uma resposta à uma demanda social urgente”, explica Igor Manhães Nazareth, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII.

No desenvolvimento dos projetos, a empresa atua na fase pré-competitiva da inovação. Com a parceria do BNDES, e em caráter de exceção, a EMBRAPII ampliou sua atuação no setor de saúde, direcionando recursos a projetos em nível de maturidade tecnológica elevada e que possuem impacto esperado em um curto espaço de tempo.

A parceria alinha-se com as diretrizes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com políticas internacionais de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e ao fortalecimento da indústria da saúde no enfrentamento da pandemia. Trata-se de um esforço coletivo e convergente de recursos para se desenvolver e colocar rapidamente em produção, em escala industrial, novas soluções para atender o setor da saúde e auxiliar na retomada da economia.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de mil empresas já receberam esse apoio, totalizando o desenvolvimento de mais de 1.500 projetos com mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube