Conheça o nanossatélite 100% produzido no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), divulga que o Brasil terá o primeiro nanossatélite 100% produzido pela indústria nacional. A solução tecnológica promoverá o conhecimento para explorar o espaço e deverá ser lançada em órbita no final de 2022.

A inovação é fruto da parceria entre a EMBRAPII, o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados – Unidade EMBRAPII (localizada em Florianópolis – SC) e a empresa Visiona Tecnologia Espacial. O projeto piloto servirá principalmente para adquirir conhecimento para o desenvolvimento de satélites comerciais.

Com apenas 10 kg e com dimensões de 30cm x 20cm x 10cm, o satélite tem aproximadamente o tamanho de uma caixa de sapato. O dispositivo validará tecnologias como sistemas de navegação, supervisão de bordo e rádio definido por software. A solução irá, inclusive, preencher umas das principais lacunas tecnológicas da indústria espacial brasileira.

O pequeno satélite coletará dados e imagens que serão transmitidos para uma estação de controle baseada na terra. Ao longo prazo, a tecnologia deverá trazer ainda mais possibilidades de utilização. Dentre os potenciais usos do nanossatélite no futuro, estão os negócios ligados à conectividade, como cidades inteligentes. Além disso, será possível o monitoramento da agricultura e pecuária em locais afastados e a coleta de informações que contribuam na prevenção de tragédias naturais, como enchentes, incêndios e deslizamentos de terras.

A tecnologia também será capaz de produzir informações que orientem políticas públicas em diversas áreas da sociedade e setores do mercado. Além disso, o projeto deverá ser um marco no avanço das indústrias de defesa e espacial brasileiras.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de mil empresas já receberam esse apoio, totalizando o desenvolvimento de mais de 1.500 projetos com mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube