Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Embrapii leva Centros de Competência à Alemanha e firma novo contrato com Fraunhofer para fortalecer inovação industrial

Publicado em 14 novembro, 2025

Pesquisadores brasileiros visitam a Fraunhofer na Alemanha

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) realiza, entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, uma missão à Alemanha com representantes de nove Centros de Competência em tecnologias estratégicas. A agenda faz parte da parceria com a Fraunhofer — maior organização de pesquisa aplicada da Europa — e inclui uma imersão em seus institutos, com o objetivo de ampliar conexões, trocar experiências e identificar oportunidades concretas de cooperação tecnológica entre os dois países.

 

Durante cinco dias, os pesquisadores brasileiros conheceram de perto o ecossistema de inovação da Fraunhofer em diversas cidades da Alemanha. A programação incluiu visitas a institutos de ponta, encontros com especialistas em propriedade intelectual, inovação e startups, além de debates sobre mecanismos de financiamento e colaboração em projetos conjuntos nas áreas de fronteira tecnológica.

 

Na ocasião, a Embrapii também firmou um contrato de três anos com a Fraunhofer, no valor de 600 mil euros, voltado ao aprimoramento da gestão operacional da instituição e à capacitação de grupos de pesquisa interessados em tornar-se Unidades Embrapii. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para avaliação de maturidade tecnológica e de processos, além de ações de formação para elevar o padrão técnico e de gestão das futuras unidades e fortalecer ainda mais a rede existente.

 

Segundo o diretor de Operações da Embrapii, Marcelo Prim, a parceria reforça o papel da instituição como indutora da inovação no país. “A cooperação com a Fraunhofer é estratégica porque aproxima o Brasil da fronteira global da ciência aplicada. Ao mesmo tempo em que aprimoramos nossa gestão e preparamos novos grupos de pesquisa, também abrimos caminhos para que nossas empresas e centros tecnológicos colaborem com os melhores institutos do mundo.”

 

Com os Centros de Competência atuando em áreas como redes 5G e 6G, terapias avançadas, hardware inteligente, mobilidade elétrica, tecnologias quânticas, imersivas, open RAN, cibersegurança e agricultura digital, a Embrapii consolida sua atuação como uma das principais articuladoras do ecossistema de inovação industrial no Brasil — conectando conhecimento científico, demandas do mercado e parcerias internacionais de alto nível.

 

>> Saiba mais sobre as chamadas abertas de Cooperação Internacional da Embrapii

 

 

Sobre os Centros de Competência Embrapii

 

Os Centros de Competência Embrapii têm como objetivo conduzir pesquisas de alto impacto e preparar talentos para liderar a indústria do futuro. Esta rede reúne instituições de excelência com comprovada capacidade técnica e científica, capital humano altamente qualificado e infraestrutura de ponta atuando na fronteira do conhecimento — áreas estratégicas que ainda demandam intensa pesquisa para gerar novas competências e apoiar o desenvolvimento industrial do país.

 

Além de pesquisa de ponta, os Centros são grandes impulsionadores de startups deep tech, acelerando novos modelos de negócio e levando soluções inovadoras da pesquisa científica para o mercado. Um ecossistema único, que conecta ciência, tecnologia e indústria para transformar desafios em oportunidades para o Brasil.

 

Atualmente, nove Centros de Competência são credenciados pela Embrapii: Terapias Avançadas, Tecnologias Quânticas, Segurança Cibernética, Conectividade 5G e 6G, Plataformas de Hardwares Inteligentes, Agricultura Digital, Smart Grid e Eletromobilidade Elétrica, Open RAN e Tecnologias Imersivas.

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

14/11/2025

Transição energética: a tendência necessária para a indústria do futuro

Saiba como sua empresa pode inovar em transição energética com apoio da Embrapii e se manter competitiva no mercado.

Continuar lendo