Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 26 setembro, 2025
Embrapii na Cúpula de Inovação em Saúde
A Embrapii participou de debates marcantes sobre inovação no dia 23 de setembro, com participações de destaque no Seminário da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e na Cúpula de Inovação em Saúde.
Seminário ANE
O presidente da Embrapii, Alavaro Prata, e o diretor de Operações, Marcelo Prim, participaram do seminário ANE 2025 “Desafios e Tendências da Engenharia Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, em São Paulo (SP). Evento foi promovido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil), em parceria com o Instituto de Engenharia, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia).
Marcelo Prim participou como palestrante no painel “Agricultura de Precisão”, ao lado de Liedi Bernucci e Maria Antônia Corrêa Picanço Del Nero Gomes, vencedora do Desafio Agricultura. Em seguida, Alvaro Prata marcou presença no painel “Cidades Inteligentes”, ao lado de Luiz Bevilacqua e Jobel Portilho Dato Jr., vencedor do Desafio Cidades Inteligentes.
Saúde
O diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, participou do painel “Como as novas políticas públicas impulsionam startups e inovação” na Cúpula de Inovação em Saúde, em São Paulo (SP).
A saúde é o segundo setor com maior volume de projetos apoiados pela Embrapii, atrás apenas da agroindústria. Na ocasião, Nazareth destacou a importância que as micro e pequenas empresas e startups têm no desenvolvimento de novas tecnologias no setor farmacêutico, em especial com relação às inovações radicais.
O diretor também mencionou as iniciativas estratégicas da Embrapii para o setor da Saúde, que envolve investimento em projetos de alto impacto, credenciamento de Unidades Embrapii e a criação de um Centro de Competência em RNA mensageiro.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii desenvolve novos materiais e tecnologias para uma indústria e frota mais sustentáveis
O amadurecimento e a convergência de diversas tecnologias associados à maior rigorosidade da legislação ambiental impõem ao setor industrial uma...
Continuar lendoNas próximas semanas, a Embrapii participa de agenda diversificada de eventos
Tecnologia desenvolvida com o apoio da Embrapii transformará resíduos da COP30 em adubo orgânico
Acontece na Embrapii: semana estratégica é marcada por diálogos com governo, academia e indústria
Tecnologia nacional pode acelerar a inovação no setor automotivo