Projetos somam R$ 22 milhões em investimentos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aprovou três novos consórcios do Basic Funding Alliance (BFA), modalidade de apoio a projetos de inovação que reúnem Unidades Embrapii, empresas e startups para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas disruptivas de interesse da indústria, totalizando R$ 22 milhões. A aprovação ocorreu durante a reunião da Rede MCTI/EMBRAPII de Transformação Digital, que contou com a participação do ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

“Este é um encontro para reconhecer o trabalho da rede.  Os projetos na área de transformação digital representam mais da metade da ação da Embrapii e já geraram cerca de 340 pedidos de propriedade intelectual. A expectativas é termos cada vez mais demandas em conectividade e 5G. Também estão previstos incrementos de Programas de IoT e temos uma estratégia em curso para expandir ainda mais a ação da EMBRAPII.  Os três projetos Basic Funding estão na vanguarda desse processo”, destacou o ministro.

Os consórcios BFA podem reunir empresas do mesmo setor, da mesma cadeia produtiva, ou até atuantes em diferentes áreas, desde que compartilhem do mesmo desafio tecnológico.

Uma das alianças firmadas prepara as empresas para a entrada do 5G no Brasil. O projeto prevê uma plataforma para testes de conceito de soluções de Conectividade em 5G e computação de borda para soluções aplicadas na Indústria 4.0. São três Unidades EMBRAPII – CPqD, IFPB e Inatel, três empresas – SCO, Prysmian, MPT Fios e Cabos -​ e duas startups – Data Machina e Taggen envolvidas na solução.

As outras duas alianças propõem inovações na área de veículos autônomos e mobilidade, propondo soluções que podem contribuir para uma forma mais sustentável de se locomover nas cidades.  Um dos consórcios reuniu empresa a WEG, especializada em motores elétricos, transformadores, geradores, e a FCA Fiat Chrysler, a starutp Bidmind, que oferece serviços de otimização industrial no mercado brasileiro.  Com apoio de duas Unidades EMBRAPII (Certi e Eldorado) vão implementar – em nível laboratorial – estações nacionais de recarga e de conexão de veículos elétricos com smart grid.  A proposta vai permitir que a bateria do carro, conforme o caso, “devolva” energia pra rede elétrica.

O segundo projeto na área vai testar três tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento de veículos elétricos no país. São elas: Gêmeos Digitais para baterias de Lítio-ion, tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) e tecnologia Plug and Charge (PnC). O projeto reúne três Unidades EMBRAPII -CPqD, IFSC, CEEI/UFCG), cinco empresas CPFL, FuelTech, ARPAC, SKYVIDEO, Arrow Mobility – e a startupEion veículos elétricos.

As baterias de íons de lítio são o padrão atual dos carros elétricos e gêmeos digitais são réplicas que simulam situações antes que processos ou dispositivos reais sejam construídos e implantados. A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) envolve a retirada de energia não utilizada do carro para a rede inteligente, criando uma fonte de energia extra quando as fontes de energia renováveis não estão disponíveis. Já a Plug and Play é um novo método de autenticação para estações de carregamento modernas, que oferece maior conveniência ao usuário e segurança de dados – facilitando processos de cobrança e abastecimento.

Nova Rede – A reunião do Conselho também oficializou a reunião das Redes MCTI/ EMBRAPII de Inteligência Artificial e de Transformação Digital em um único ecossistema: a REDE MCTI/EMBRAPII de TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO DIGITAL.  A unificação trará maior integração de atividades e aprimoração da gestão. Serão 26 Unidades EMBRAPII conectadas para apoiar a indústria nacional a superar seus desafios tecnológicos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube