Com investimento de R$ 9,6 milhões o ecossistema de inovação da Embrapii passa a contar com novas unidades na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Senai de Inovação (ISI) em Tecnologias Minerais e Universidade Federal de Tocantins (UFT)

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Ministério da Educação (MEC) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) realizaram, no dia 30 de maio, a formalização do credenciamento de quatro novas unidades Embrapii no Norte do país. O investimento total será de R$ 9,6 milhões e a iniciativa faz parte de um esforço conjunto para incentivar a inovação na região. A assinatura ocorreu em solenidade na cidade de Belém, no Pará, durante o evento Inova+ Indústria Digital e Sustentável.

“Estamos habilitando quatro novas Unidades Embrapii para atuar aqui na região e em todo Brasil. Com isso, as empresas terão uma proximidade maior com o conjunto de unidades capacitadas a oferecer soluções tecnológicas que gerem produtos e processos mais inovadores”, destacou Fábio Stallivieri, diretor interino de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii.

A Embrapii, juntamente com o BNDES e o MEC assinaram o termo de cooperação que autoriza o funcionamento de quatro novas Unidades Embrapii na região. A partir de agora, o Norte conta com o reforço de Unidades Embrapii na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Senai de Inovação (ISI) em Tecnologias Minerais e Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Os centros de pesquisa atuarão, juntamente com o setor industrial, no desenvolvimento de projetos de inovação em áreas como tecnologias de produtos florestais amazônicos, desenvolvimento sustentável da fruticultura na Amazônia e economia circular na mineração. “Cada vez mais vamos descentralizando a força da Embrapii no Brasil. As unidades credenciadas hoje na região Norte estão preparadas para trabalhar com todas as empresas do Brasil”, apontou Marcela Mazzoni, gerente de Novos Programas e Parcerias da Embrapii.

O credenciamento das novas unidades foi publicado em dezembro de 2022 e foi realizado por meio de parceria entre a Embrapii, o BNDES e o MEC. Agora, as assinaturas dos termos de cooperação garantem o início do funcionamento das atividades. O credenciamento é o que permite ao centro de pesquisa a inserção no ecossistema Embrapii de inovação e, assim, possa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias apoiadas com recursos não reembolsáveis. Com isso, a região ganha reforço técnico para novos projetos de pesquisa.

Confira a relação de novas unidades:

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – A Unidade Embrapii foi credenciadas para atuar na área de tecnologias de produtos florestais amazônicos. A equipe é composta por nove doutores e oito mestres a Unidade terá sede no Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) da UFOPA, ocupando uma área de aproximadamente 360m², dividida em 10 salas que funcionam como sub-laboratórios integrados que trabalham de maneira integrada, sendo considerada uma das melhores estruturas do Norte e Nordeste para bioprodutos florestais.

Universidade Federal do Pará (UFPA) – A Unidade Embrapii terá atuação focada no desenvolvimento sustentável da cultura de frutas na Amazônia. A equipe é composta por 33 doutores e sete mestres. O grupo atua no desenvolvimento de métodos adequados para o processamento do açaí e mais recentemente com a produção de cacau na Amazônia. A infraestrutura inclui quatro laboratórios no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e dois laboratórios no setor básico do campus de Belém, com mais de 5,4 mil m² no total.

Instituto Senai de Inovação (ISI) em Tecnologias Minerais – A Unidade será focada na área de Economia Circular na Mineração, com foco na utilização de resíduos de mineração na agricultura e de resíduos de mineração em outras cadeias produtivas. Localizado em Belém (PA) e com sede própria em um prédio de 3 mil m², o ISI-TM possui laboratórios com infraestrutura completa para Análises Térmicas e Caracterização de Materiais Infraestrutura; Tratamento de Resíduos e Efluentes; Biotecnologia Mineral e Infraestrutura e Segurança na Mineração. A Unidade conta com equipe de pesquisa composta por 16 colaboradores fixos, entre mestres e doutores, e quatro bolsistas de iniciação científica.

Universidade Federal de Tocantins (UFT) – Localizada em Palmas, a Unidade atuará no desenvolvimento de pesquisas para projetos de bioinsumos da Amazônia Legal. As pesquisas terão foco na execução de projetos do Programa Rota 2030 da Embrapii, para atendimento a demandas do setor de mobilidade e logística por bioinsumos. As ações serão voltadas ao apoio de bioindústrias e o posterior resultado em bioprodutos, fortalecendo o campo da indústria 4.0. A Unidade utilizará ampla infraestrutura e rede de laboratórios de ensino nas áreas de Agroenergia, Engenharia de Alimentos e Ambiental e Ciência da Computação, em uma rede de tecnologias e inovações integradas. No total, são mais de 750m² de espaços científicos. Além disso, contará com uma equipe composta por 13 doutores e 2 mestres.

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento,

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube