Aliança com Anprotec incentiva o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de projetos de inovação disruptivos

Aliança entre EMBRAPII e Anprotec foi firmada em 01 de setembro no Green Rio.
Foto: Divulgação Anprotec

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) assinaram, no dia 1º de setembro, acordo para aproximar a agenda das instituições, com foco em fomento a startups e empresas de pequeno porte de todo o país. A parceria foi oficializada durante a Green Rio, evento que debate sustentabilidade na indústria, na cidade do Rio de Janeiro.

A parceria se propõe a criar um ambiente mútuo de estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A EMBRAPII conta com uma rede 76 Unidades EMBRAPII – centros de pesquisa com infraestrutura e pesquisadores para atender à demanda da indústria nacional. Já a Anprotec é referência no movimento de inovação e empreendedorismo, que reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras e aceleradoras de empresas (instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes e startups), parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação.

“A EMBRAPII quer se tornar referência no apoio a startups deeptech brasileiras. E, nesse ponto, a aliança é estratégica e de extrema relevância, pois vai aumentar a capilaridade da EMBRAPII e potencializar a interação entre o ecossistema de Unidades EMBRAPII, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e outros ambientes de inovação”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon. 

“Essa parceria é estratégica para o desenvolvimento de projetos de PD&I, por viabilizar a realização de ações conjuntas que contribuam para a aproximação das Unidades EMBRAPII com a rede nacional de ambientes promotores da inovação vinculada à ANPROTEC”, Francisco Saboya, presidente da Anprotec.

Além do suporte tecnológico da sua rede de Unidades, a EMBRAPII também financia, com recursos não reembolsáveis, projetos de inovação de empresas nacionais. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que garante acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento do produto ou serviço, até sua chegada ao mercado. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME).

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento de fomento ao empreendedorismo e inovação no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação e assessoria, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube