Nesta Semana da Indústria, conheça projetos inovadores e nossa atuação no setor

A Empresa Brasileira de Pesquisa Inovação Industrial (EMBRAPII) tem atuado para conectar o ecossistema do agronegócio a soluções inovadoras que gerem impacto econômico e socioambiental positivo no campo ao longo de seus seis anos de existência. Ao todo, a instituição já apoiou, com recursos não reembolsáveis e mão de obra qualificada dos pesquisadores de centros de pesquisa que integram a rede EMBRAPII, o desenvolvimento de 126 projetos de 130 empresas do setor. Um investimento total que alcança a marca de R$ 131 milhões, que gerou, até o momento, 24 pedidos de Propriedade Intelectual. 

A proposta da EMBRAPII é incentivar o agronegócio nacional a acompanhar a revolução digital que está transformando a agricultura. O uso de tecnologia 4.0 no manejo é capaz de aumentar a qualidade da produção, ao mesmo tempo em que reduz perdas e custos da atividade. Outra grande tendência no campo que tem ganhado força nos últimos anos é o investimento em soluções sustentáveis.

Em abril, a EMBRAPII e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) assinaram um acordo de cooperação para fomento à pesquisa e inovação que irá garantir o desenvolvimento de soluções inovadoras para beneficiar ainda mais o setor.

Conheça alguns projetos EMBRAPII no setor agro:

Software para monitoramento de plantio de soja
Com apoio da Unidade EMBRAPII – Fundação Certi, a Basf, empresa química que oferece soluções para manejo agrícola de pragas e doenças, participou com a startup Horus do desenvolvimento de um software para drone de monitoramento agrícola, para detectar os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de soja. O monitoramento preventivo e de maior abrangência por meio do dispositivo permitirá identificar falhas de plantio, com menor uso de herbicida em locais saudáveis.

Correção de nutrientes no solo 
O fósforo é essencial para a nutrição mineral adequada das plantas. Essa carência tem impacto direto no crescimento e na produção das lavouras, bem como no valor nutricional para consumo humano. O projeto, realizado em parceria entre a empresa Satis e a Unidade EMBRAPII Embrapa Agroenergia, irá fornecer uma solução altamente eficaz e sustentável ambientalmente, reduzindo a importação de fertilizantes e a dependência externa do agricultor brasileiro frente às flutuações do mercado

Analise de solo com tecnologia usada pela NASA
Equipamento capaz de fazer análises de solo de maneira rápida, econômica e sustentável é a novidade para o setor agrícola da empresa Agrorobótica Fotônica, realizada em parceria com a Unidade EMBRAPII IFSC – Instituto de Física de São Carlos (Universidade de São Paulo) e pela Embrapa.  A tecnologia, a mesma do robô Curiosity em missão à Marte, mede a quantidade de nitrogênio, micronutrientes e contaminantes em amostras de solos, plantas e fertilizantes por meio de um laser de alta energia. A estimativa é a análise de mais de 500 amostras por dia. Para se ter uma ideia, um laudo completo de análise de amostra pode ser obtido em torno de 15 minutos, enquanto no método tradicional leva cerca de 15 dias. 

Caminhão Autônomo 
O projeto do caminhão autônomo da Volvo, desenvolvido em parceria com a EMBRAPII e com o Laboratório de Análises Lactec, foi criado com o objetivo de reduzir as perdas de produtividade da cana-de-açúcar. Hoje, quando o caminhão é dirigido manualmente, o motorista não consegue manter precisão total na rota ao longo das plantações, passando por cima de brotos. Com a nova tecnologia, a alta precisão de direção reduz perdas por pisoteio de mudas de cana-de-açúcar, um dos maiores problemas nesse tipo de cultivo, e aumentando a produtividade.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube