Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 25 julho, 2016
25/07/2016
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) estará presente na 9ª edição da Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MEC Show), que acontecerá entre os dias 26 e 29 de julho, no município de Serra (ES). Quatro de suas Unidades e o Polo IF Espírito Santo terão espaços reservados para atender os visitantes e empresários interessados em participar do modelo de negócios compartilhados da EMBRAPII para o desenvolvimento de projetos de inovação.
O evento irá reunir os principais atores dos segmentos mecânico e de automação, que trocarão experiências e exibirão as atuais novidades do mercado. As Unidades EMBRAPII Coppe/UFRJ, CPqD, INT e DCC/UFMG terão representantes no estande coletivo da empresa para mostrar seus portfólios tecnológicos, além de mostrar como fazer para que o empresário invista nos projetos de inovação EMBRAPII. O Polo IF Espírito Santo também terá representantes aptos a esclarecer os visitantes. Entre os clientes do Polo IF está a ArcelorMittal, que é o patrocinador máster da feira. Com a empresa, foram firmados seis projetos de inovação no valor total de R$ 423 mil para desenvolver soluções na área de Metalurgia e Materiais.
Na parceria com a ArcelorMittal, os pesquisadores do Polo têm como foco o desenvolvimento de inovações que possam gerar redução de custos e elevação da qualidade de materiais, assim como a melhoria de aspectos relacionados à segurança do trabalho, controle ambiental, preservação de recursos como água e energia, entre outros. Outra meta do acordo assinado é promover a formação de novos pesquisadores, por meio da integração de alunos do Polo às equipes de desenvolvimento. “Iniciamos nossas atividades no começo de 2015 e este é nosso primeiro acordo com uma instituição acadêmica externa. Estamos muito felizes por dar este passo junto com o Polo, uma organização fundamental para a formação de profissionais e para a busca da inovação, alinhada, portanto, aos nossos principais objetivos”, disse Charles de Abreu Martins, gerente do centro de pesquisas da ArcelorMittal, no Espírito Santo.
Sobre a EMBRAPII – A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétricas em biocombustível
Pesquisa realizada na Unidade Embrapii ISI Biomassa, do Mato Grosso do Sul, recebeu patente no Brasil e nos Estados Unidos...
Continuar lendo5 razões para aportar recursos de inovação na Embrapii
Está aberta a 40ª chamada internacional da rede Cornet para projetos de inovação
Embrapii participa de seminário sobre Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI) para o Brasil
Embrapii diversifica sua participação em importantes eventos para a indústria em agosto