O Ministério da Educação (MEC) promoveu o II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior e reuniu representantes de diversas entidades

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa Inovação Industrial) participou, nesta quinta-feira (29), do “II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior”, realizado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). O evento debateu ações estratégicas voltadas a inovação, empreendedorismo e sustentabilidade nas instituições federais de ensino superior (IFES) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs),

O presidente da Embrapii, Chico Saboya, participou da mesa de debates realizada no período da tarde, com o tema “Inovação Tecnológica – Instrumentos e Desafios para a integração ICT-Empresa”. Estavam presentes também o procurador federal Bruno Portela, da Advocacia Geral da União (AGU); Edward Madureira Brasil, assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Chico Saboya explicando os modelos de apoio da Embrapii

Para o presidente da Embrapii, Chico Saboya, a inovação é o caminho para reverter o caminho da desindustrialização das economias. “E aí, entra a Embrapii nessa história. Criou-se, de uma forma muito inovadora, uma instituição que, baseada em alguns modelos bem-sucedidos mundo afora, compartilha o risco da inovação, como forma de estimular o setor produtivo a buscar instituições de ciência e tecnologia para apoiarem as indústrias naqueles problemas em que se faz necessária a inovação tecnológica”, apontou Chico Saboya durante sua fala, destacando a importância da Embrapii para o processo de desenvolvimento da Nova Indústria Brasil.

A Embrapii, desde a fundação, já apoiou mais de 2,4 mil projetos de inovação e 1,6 mil indústrias brasileiras, com movimentação de cerca de R$ 3,5 bilhões. Saboya apresentou ainda dados que mostram a participação das instituições federais de ensino superior dentro do ecossistema de unidades credenciadas pela Embrapii em todo o país. “Nós temos 94 Unidades Embrapii, em várias áreas de pesquisa, das quais 45 são instituições federais. Ou seja, a rede federal de ensino superior é de pesquisa representam quase metade de nossas Unidades e pesquisadores. E nós temos mais de R$ 1,9 bilhão carreados para essa rede”.

Agenda Interministerial

No período da manhã, durante a abertura oficial, foi realizado o lançamento da agenda interministerial que visa ao atendimento das políticas públicas do governo para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. A iniciativa envolve participação dos ministérios da Educação (MEC), da Fazenda (MF); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); além da AGU.

Também estiveram presentes no evento, como parceiros, além da Embrapii, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Logo após a abertura do evento, foram iniciados os debates da primeira mesa, que teve como tema “A Universidade na Nova Agenda do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, com participação de Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do MDIC; Carina Vitral Costa, assessora da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria-Executiva do MF; Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do MEC; e Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI. 

Público-alvo

O II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior foi realizado em Brasília, das 9h às 18h, em formato híbrido, com transmissão online. O evento teve como público-alvo: reitores de universidades e institutos federais, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, pró-reitores de extensão, diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica, além de servidores e colaboradores dos ministérios e instituições parceiras.

Confira a transmissão na íntegra aqui.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube