Encontro promovido pela Abiquim abordou temas como economia circular, mudanças climáticas e bioeconomia industrial

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) participou do Webinar “Mecanismos de Incentivo à Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, promovido na última semana pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). As discussões focaram nos temas de mudanças climáticas, descarbonização, economia circular, matérias-primas renováveis e bioeconomia industrial.

O encontro teve a presença de José Henrique Videira Menezes, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, que participou de um dos painéis abordando os diferenciais do modelo de fomento da EMBRAPII, no qual não há editais, mas sim oportunidades de fluxo contínuo. “Trata-se de um mecanismo rápido e ágil para conseguir atender o timing do mercado, que é o que as empresas precisam para inovar”, afirmou ele na ocasião. O Basic Funding Alliance (BFA), nova forma de fomento da EMBRAPII, também ganhou destaque. O BFA é um programa específico para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, na fronteira do conhecimento, em que a EMBRAPII pode arcar até 90% dos custos do projeto, por meio de recursos não reembolsáveis.

Também estiveram presentes no evento Cristina Schuch, gerente de Pesquisa e Inovação da Rhodia Solvay e vice-coordenadora da Comissão de Tecnologia da Abiquim; Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Paulo Coutinho, gerente do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos e Fibras.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 77 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos. A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS).

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube