Evento teve como objetivo discutir os desafios e as oportunidades de pesquisa e inovação na Região Amazônica
A Embrapii esteve presente em Manaus, no Amazonas, no evento realizado pelo Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20. Sob a liderança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o tema central foi “Inovação Aberta para o Desenvolvimento Justo e Sustentável”. O evento reuniu líderes dos países-membros do G20 para discutir os desafios e oportunidades de pesquisa e inovação na região amazônica.
Em paralelo às reuniões do G20, ocorreu um seminário na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que reuniu diversos especialistas para debater temas fundamentais para o progresso da região, incluindo o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, Guila Calheiros. Segundo o gestor, ficou clara a importância da participação ativa da indústria na proteção da Amazônia. “Os números comprovam o potencial da indústria brasileira na construção de um futuro sustentável: são R$ 793 milhões investidos em 411 projetos da Embrapii, gerando soluções inovadoras para a Amazônia.”
Na ocasião, destacaram-se dois projetos apoiados pela instituição, com foco na redução de emissões de carbono, bioeconomia e reflorestamento, que contribuem para um futuro mais sustentável.
O evento é uma iniciativa conjunta do MCTI, INPA, UNESCO, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Embrapii e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e contou com a presença da ministra Luciana Santos, de ministros dos países que compõem o GT (um total de 22, incluindo representantes da África e União Europeia), além do governador do Amazonas, Wilson Lima.