Representantes da instituição apresentam o modelo de incentivo à inovação em um intercâmbio de conhecimento para novas parcerias entre os dois países
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participa da II Semana de Inovação Brasil-Suécia, evento que reúne, na cidade de Estocolmo, representantes de agências de inovação, governo e institutos de pesquisa dos dois países.
Nesta segunda-feira (7), será assinado o “Memorando de Entendimento sobre Cooperação Bilateral em Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento” entre a EMBRAPII e a Vinnova, agência sueca de inovação. “A Suécia é um dos principais polos de inovação no mundo e esta parceria permitirá atualização de conhecimento em tecnologias modernas abrangendo as Unidades EMBRAPII e criando oportunidades de negócios para o setor industrial brasileiro, visando explorar perspectivas de valor econômico, social e ambiental na parceria”, diz o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.
A II Semana de Inovação Brasil-Suécia, que se estende até 12 de outubro, é organizada pela Embaixada do Brasil na Suécia com a colaboração da Câmara de Comércio do Brasil. Neste ano, o tema do evento será “mineração sustentável”, que visa promover parcerias estratégicas nos diversos setores da indústria de mineração.
Durante os seminários e painéis, os participantes irão discutir questões como redução de riscos de danos sociais e ambientais, tratamento e comercialização de rejeitos e automação de processos produtivos. Com forte atuação no desenvolvimento de projetos industriais no setor mineral (17 empresas e 93 projetos), a EMBRAPII mostrará aos parceiros suecos as oportunidades e vantagens competitivas para explorar uma atuação conjunta.
A EMBRAPII também participará de diversos encontros técnicos durante a semana de inovação. Estão previstas visitas ao Ericsson Studio, à agência Vinnova e ao Instituto RISE ICT (Information and Communication Technologies). Da Suécia, a equipe EMBRAPII segue para a Suíça, onde participará de encontros com representantes da agência de inovação Innosuisse e de institutos de pesquisa com o objetivo de desenhar uma nova parceria.